sábado, 27 de julho de 2013

Manhã de sábado marcada por mutirão na praça

A Associação de Moradores, em parceria com a Associação de Solteiros e Casados, realizou na manhã desse sábado, 27, um mutirão de limpeza da praça do bairro Pantanal, único espaço de entretenimento e lazer da comunidade.

Equipes da SEMUR em ação
O mutirão contou com a fundamental colaboração da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística - SEMUR, que disponibilizou uma equipe para auxiliar na limpeza do logradouro, além de tratores e caçambas para a retirada do entulho produzido.


Pelo volume de sujeira e o tempo reduzido, não foi possível concluir os trabalhos nem recolher todo o entulho, mas a comunidade, juntamente com a equipe da Prefeitura conseguiram avançar significativamente na limpeza da praça, que ganhou um novo visual.

Vice-Presidente na enxada
Nossos agradecimentos a todos que voluntariamente participaram ativamente, em especial à juventude, ao Secretário da SEMUR, José Mont'Alverne, por ceder a aguerrida equipe para auxiliar nos trabalhos, aos comerciantes locais que forneceram a alimentação, além das mulheres que se dispuseram a fazer o almoço dos trabalhadores.

As responsáveis pelo almoço delicioso
Mesmo com os trabalhos ainda não concluídos, pedimos a colaboração da comunidade para manter a praça limpa, não jogando lixo nas imediações.

Voluntários de todas as idades

Rapaziada colaborando

quarta-feira, 24 de julho de 2013

SEMOB inicia desobstrução de bueiros no bairro Pantanal

A Secretaria Municipal de Obras, atendendo à solicitação da Associação de Moradores, iniciou hoje, 24.07, os serviços de desobstrução das galerias para o escoamento das águas pluviais no bairro Pantanal.

Bueiros obstruídos comprometem o comércio
Os serviços minimizarão os problemas enfrentados pela comunidade no período das chuvas, quando as águas invadem as ruas e calçadas, comprometendo a circulação de pedestres, sobretudo o acesso ao comércio, cujas calçadas ficam inundadas.

Galerias em manutenção
O bairro Pantanal não dispõe de um sistema de drenagem eficiente, provocando a obstrução de praticamente todas as avenidas, principalmente as transversais da Rua Benedito Rodrigues Ferreira, para onde deságua o fluxo pluviométrico, em direção à ressaca. 


Sub-Secretário de obras visita o Pantanal

O Sub-Secretário de Obras de Macapá, Márcio Alcântara, esteve no bairro Pantanal, nessa terça-feira, 23.07, em companhia da Presidente da AMOBPAN, Marco Antonio, além de alguns membros que compõem o grupo de lideranças da zona norte, com o objetivo de fazer o levantamento dos problemas emergenciais enfrentados pela população.

Márcio Alcântara viu de perto a precária situação dos bueiros obstruídos, além da delicada condição de ruas e avenidas intrafegáveis do bairro.

A avenida Nicolau Libório e a Rua Benedito Rodrigues Ferreira foram indicadas como prioridade para a intervenção da Prefeitura Municipal de Macapá, ainda este ano. Acredita-se que, com a melhoria da trafegabilidade de toda extensão da referida rua, todas as vias transversais terão seus acessos desobstruídos.

Lideranças do Pantanal fazem nova visita às obras da Escola Estadual

Atendendo ao convite do Secretário de Estado da Infraestrutura, Amilton Coutinho, membros da Associação de Moradores e outras lideranças locais visitaram as obras da Escola Estadual do bairro Pantanal, nesta segunda-feira, 22.07.

Membros da AMOBPAN com responsável pela obra
 
Secretário Amilton Coutinho com engenheiros
75% da estrutura física da escola já está concluída, e contará com 12 salas de aula, refeitório, banheiros, elevador, além de quadra poliesportiva com vestiário e palco para realização de eventos na comunidade. A escola obedece às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Obra em andamento
Segundo Amilton Coutinho, o Governo do Estado estima entregar a obra para a comunidade ainda este ano, até o mês de outubro, visto que não há problemas com a liberação de recursos.

Acabamento do piso térreo
A comunidade aguarda ansiosa pela inauguração do primeiro equipamento público que atenderá às crianças e adolescentes não só do bairro Pantanal, mas também dos bairros Vitória do Renascer, Renascer e Canal do Jandiá.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Presidente participa do PPA municipal

Terminou no último dia 21.07, a etapa de discussão dos eixos temáticos do PPA 2014/2017, realizado pela Prefeitura Municipal de Macapá.

Discussões no grupo 1
Foram dois dias de debate, onde discutiram-se os seguintes temas:
Grupo 1: Saneamento, pavimentação, limpeza urbana, iluminação pública e política ambiental.
Grupo 2: Transporte e trânsito, trabalho, renda e habitação.
Grupo 3: Educação, cultura, turismo, segurança pública, esporte e lazer.
Grupo 4: Saúde e assistência.
Além do eixo transversal, com o tema "Gestão e controle social"

Na leitura do relatório final
Dos quatro delegados eleitos pelo Pantanal, três participaram das discussões, dentre estes o Presidente da Associação de Moradores, Marco Antônio, que compôs o grupo 1.

Prefeito de Macapá encerrando o evento
O encerramento do evento ocorreu na praça do 2º BPM, na zona norte da cidade, com a leitura do relatório final do denominado "Congresso do Povo".

Professor Ubaiara dá exemplo e revitaliza área de ressaca

Astrogecildo Ubaiara, reconhecido como um dos mais conceituados professores de Física do Amapá, também dá um exemplo de cidadania. O professor mora há dois anos no bairro Pantanal, às margens de uma ressaca que ainda não sofreu com a ação de invasores. Mesmo intocada, a ressaca nunca passou por nenhuma intervenção do Poder Público, como forma de preservá-la.

Professor Ubaiara
Para evitar a ocupação irregular da faixa de terra localizada às margens da lagoa, o professor Ubaiara, com o auxílio de outros moradores, fez a limpeza do local e plantou mudas de coqueiro em toda sua extensão, urbanizando ainda uma pequena área, que contrasta com a situação de abandono da rua Benedito Rodrigues Ferreira, em condição praticamente intrafegável.

Pequena área revitalizada
Segundo Ubaiara, medidas simples como a implantação de galerias para a drenagem das águas da chuva em direção à ressaca, recuperação e limpeza regular resolveriam o problema dos moradores, devolvendo a trafegabilidade à via.

A Associação de Moradores apoia a iniciativa do professor, que deveria servir de exemplo para o Poder Público, no sentido de revitalizar uma área de ressaca intocada, dentro da cidade de Macapá, dando dignidade e orgulho aos moradores do bairro Pantanal.

sábado, 13 de julho de 2013

NOTA DE PESAR

A Associação de Moradores do Bairro Pantanal - AMOBPAN lamenta a perda da senhora Maria Couto Salomão, 80 anos, que faleceu no último dia 10 de julho, no Hospital de Espacialidades desta capital.

Dona Maroca, como era carinhosamente chamada por parentes e amigos, mãe do Vice-Presidente desta AMOBPAN, Antonio do Socorro, o Ângelo, ainda permaneceu internada por 5 meses naquela casa de saúde, onde não resistiu às complicações decorrentes de sua frágil condição de saúde.

Registre-se nossos sentimentos à família ilutada

TV Record mostra a realidade do bairro Pantanal

A TV Equinóco, afiliada da TV Record no Amapá, enviou uma equipe hoje, ao bairro Pantanal, para mostrar os problemas enfrentados pela comunidade, sobretudo as precárias condições de trafegabilidade das ruas e avenidas do bairro. A matéria foi exibida no programa "Balanço Geral", apresentado pelo jornalista Walber Trindade.

Equipe coletando imagens das ruas comprometidas

Das 14 avenidas existentes no bairro, apenas três oferecem condições de trafegabilidade. As demais foram tomadas pela lama e pelo matagal, que têm preocupado os moradores das travessas ao longo da Rua Benedito Rodrigues Ferreira, os mais atingidos pela ação das chuvas e os consequentes alagamentos, visto que a obstrução das vias não permite que as águas pluviais escoem para a ressaca.

Dona Dionísia - Uma das primeiras moradoras
A AMOBPAN pede uma intervenção urgente da Prefeitura Municipal de Macapá,uma vez que o carnê do IPTU chega nos domicílios dos moradores, que reivindicam melhorias, fazendo jus ao pagamento do imposto.

Delegados iniciam atividades do PPA municipal

A Prefeitura Municipal de Macapá realizou, nesta sexta-feira, 12 de julho, nas dependências do Centro de Mobilização Projeto Minha Gente, no bairro Jardim Felicidade II, o primeiro encontro com os Delegados eleitos para a elaboração do Plano Plurianual municipal PPA 2014/2017.

Secretária da SEMPLA e Presidente do TCE
O evento contou com a participação da Secretária Municipal de Planejamento, Sheila Trícia Guedes Pastana, além do Secretário Municipal de Assuntos Extraordinários, Claudiomar Rosa, e da Presidente do Tribunal de Contas Estado, Conselheira Maria Elizabeth de Azevedo Picanço.

Presidente da AMOBPAN
O objetivo do primeiro encontro foi promover o nivelamento de informações relacionadas ao processo de planejamento no setor público, a base estratégica do PPA e noções básicas da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei de Responsabilidade fiscal. A Diretora de Controle Externo do TCE, Shirlene do Socorro Costa, foi a responsável pelo nivelamento.


O PPA será realizado de 18 a 21 de julho, em diversos polos, com vasta programação.

O Bairro Pantanal elegeu 4 delegados, entre estes o Presidente da Associação de Moradores do Pantanal, cujas demandas mais solicitadas foram a regularização de lotes, construção de escolas e postos de saúde, pavimentação de ruas e melhora na qualidade do transporte coletivo.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

CEA inicia manutenção de iluminação da Arena Esportiva

A Companhia de Eletricidade do Amapá - CEA, atendendo à solicitação da AMOBPAN, por meio do ofício nº 012/13, iniciou nessa segunda-feira, 8 de julho, os serviços de manutenção de refletores e luminárias da Arena Esportiva do bairro Pantanal.

Equipe da CEA trocando refletores
Os trabalhos foram acompanhados de perto pelo Presidente da Associação de Solteiros e Casados do Bairro Pantanal, carinhosamente chamado de Nelsinho. O Presidente afirmou que a troca da iluminação da Arena vai facilitar a prática esportiva, entre torneiros e campeonatos, que são realizados com frequência no local.

Nelsinho e Kleber - Solteiros e Casados
Além da troca da iluminação, a praça necessita ainda de uma reforma, para revitalização do playground e a construção de uma mini quadra poliesportiva em espaço disponível no local, para que a comunidade possa usufruir de uma opção de lazer com maior satisfação e segurança. 

Imprensa faz matérias sobre os problemas do bairro Pantanal

Uma equipe do programa jornalístico “O Estado é Notícia”, veiculado pela TV Tucuju, esteve no bairro Pantanal nessa segunda-feira, 8 de julho, para ouvir dos moradores os problemas enfrentados pela comunidade.

Na pauta, a dificuldade para a regulamentação da Lei Municipal nº 2.022, de 13 de novembro de 2012, que criou o bairro Pantanal e as precárias condições de trafegabilidade de ruas e avenidas foram assuntos de maior relevância para evidenciar as dificuldades enfrentadas.


A imprensa local tem sido a ferramenta utilizada pela Associação de Moradores do bairro Pantanal para fazer chegar até as autoridades competentes os apelos da entidade, que nem sempre tem suas solicitações atendidas, não restando alternativa que não seja tornar público as necessidades da população.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

IMAP reafirma compromisso com Associação de Moradores

O Coordenador interino de Assentamentos do Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do AmapáIMAP, Aluízio Pinheiro, reafirmou o compromisso daquele órgão com a comunidade do bairro Pantanal em reservar espaço na área institucional para construção da Creche Municipal, da Unidade Básica de Saúde e da sede social da Associação de Moradores.

Marco Antônio em diálogo com Aluízio Pinheiro, do IMAP
O coordenador informou ainda que a área 23, como é chamada pelos técnicos, já está legalizada junto ao cartório de imóveis de Macapá, restando apenas a execução do geo-referenciamento do local, previsto para o dia 22 de julho, para que os lotes sejam destinados aos equipamentos públicos de que a comunidade necessita.

Na oportunidade, o senhor Aluízio Pinheiro orientou os diretores da associação para que protocolassem ofício ao IMAP solicitando o memorial descritivo de todo bairro, que será encaminhado à SENDUH para a consequente convalidação, a fim de que a lei 2.022/12, que transforma o loteamento Pantanal em Bairro de Macapá seja regulamentada, e seus moradores possam receber suas correspondências e IPTU com a denominação “Pantanal”.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Associação de Moradores solicita à Prefeitura desobstrução de avenidas intrafegáveis

A Associação de Moradores protocolou, no último dia 28 de junho, ofício ao Gabinete do Prefeito de Macapá, Clécio Luiz, solicitando serviços de limpeza, retirada de entulhos, drenagem e terraplenagem de diversas avenidas do bairro Pantanal. A entidade somente ratificou uma antiga reivindicação da comunidade.

Avenida Nicolau Libório, uma das avenidas mais comprometidas

Avenida Venina dos Santos Carvalho
Uma cópia do documento foi entregue nas mãos do Sub-Prefeito da Zona Norte de Macapá, que prometeu empenho em solucionar o problema relacionado à trafegabilidade das avenidas, trazendo muitos transtornos para  população.

Avenida Maria Nunes -  intrafegável
De acordo com informações do Sub-Prefeito, o órgão da gestão municipal encontra dificuldades de desenvolver suas atividades com a deficiente estrutura atual, mas se comprometeu em articular junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Transportes - SETRAP, parceria para cessão de máquinas que possibilitem a realização dos serviços. Neilo Cordeiro acrescentou que os trabalhos de terraplenagem poderão ser realizados à médio prazo, caso ocorra a parceria, mas que esses serviços só poderão ser iniciados com a estiagem das chuvas.

Avenida Antônio Serafim dos Santos
Enquanto isso, a população sofre com o surgimento do verdadeiras lagoas e matagal no meio da rua, dificultando até a saída dos moradores de suas casas, além de terem que conviver com ratos e insetos que se proliferam em meio à sujeira.