segunda-feira, 23 de abril de 2012

Diretoria da AMOBPAN visita moradores


O Presidente da Associação de Moradores, Marco Antonio, acompanhado do Vice-Presidente, Antonio do Socorro (Ângelo) e da Segunda Tesoureira Marizenda de Miranda iniciaram nesta segunda-feira, 16 de abril, a primeira etapa de uma série de visitas que ocorrerão no decorrer de todo mandato da atual Diretoria da Associação de Moradores do Bairro Pantanal.
As visitas priorizarão os moradores das áreas consideradas aglomerados subnormais e objetivam aproximar os membros da AMOBPAN da comunidade e levar ao seu conhecimento as ações desenvolvidas pela associação, desfazendo também a falsa imagem de que a Associação não é simpática aos moradores dessas áreas.
A iniciativa, que surgiu de uma reunião da Diretoria, teve efeito positivo, visto a receptividade das famílias para com os diretores da entidade.
“Estreitar relações com a comunidade é conquistar um forte aliado na luta pelo desenvolvimento do bairro Pantanal”, afirma o Presidente.
Além do site, o Presidente afirma ainda que estuda, juntamente com os demais membros da Diretoria, o lançamento de um informativo para divulgar todos os trabalhos desenvolvidos pela associação, restando apenas identificar um patrocinador.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

MAPA DO BAIRRO PANTANAL

NOTA AOS MORADORES

A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO PANTANAL - AMOBPAN é a legítima representante dos seus moradores, por terem sido seus membros eleitos de forma democrática, com o compromisso de colaborar para o desenvolvimento social, e conseqüentemente para a melhoria da qualidade de vida de toda comunidade. Depois de eleita e empossada, tem se dedicado em honrar com seus compromissos, mesmo ainda no início de um mandato.
Esclarecemos que a AMOBPAN condena e repudia toda e qualquer discriminação ou preconceito contra moradores dessa comunidade, estejam estes residindo em lotes legalmente constituídos e titulados, ou ainda em aglomerados subnormais, independente de classe social.
Representamos os MORADORES, e não suas condições de habitação. Sendo assim, consideramos que todos aqueles que escolheram o bairro Pantanal para viver dignamente com sua família e conviver pacificamente em sociedade são bem vindos e fazem parte dessa comunidade formada por pouco mais de 2000 habitantes, muito embora reprovemos e combatamos novas ocupações, por entendermos que essa ocorrência colocará em risco o controle social da nossa comunidade.
As centenas de famílias que residem em áreas não tituladas não podem auto rotularem-se invasores, nem deixar-se tratar como tal. Todos integram a nossa população e merecem o nosso respeito.
Esperamos deixar claro nosso posicionamento quanto às famílias residentes no entorno do Pantanal. Qualquer declaração contrária é falaciosa e tem o objetivo único de macular a imagem e fragilizar a atuação dos integrantes da Associação de Moradores do Bairro Pantanal.

Assinam a NOTA:
Marco Antonio Marques dos Santos
Antonio do Socorro de Almeida Nascimento
Maria Deuzuite de Sousa Quaresma
Marizenda de Miranda Lobato
Kleber Marques dos Santos
Deomano dos Reis Pereira
Marco Antonio Lopes
Eli Nery dos Santos
Terezinha Dias Leite
Otoniel Pelaes Oliveira

Unidade do PSF tem novo endereço


O PSF (Programa Saúde da Família) finalmente ganha novo endereço, desta vez sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Macapá.
Os equipamentos da unidade foram transferidos para as novas instalações na manhã desta segunda-feira, 16 de abril, com o apoio da Associação de Moradores do Bairro Pantanal.
A enfermeira responsável pela equipe, Liliam Rúbia Borges da Cunha informou que pretende iniciar os trabalhos de atendimento à população já no dia 17 de abril, muito embora o imóvel locado pela Secretaria Municipal de Saúde necessite ainda de algumas adaptações que não comprometem o atendimento.
O PSF atende a grupos de prioridade formados por crianças de 0 a 9 anos, adolescentes, gestantes, idosos, hipertensos, diabéticos e pessoas com deficiência.
A equipe é formada por um Médico Generalista, uma Enfermeira, seis Agentes Comunitários de Saúde, três Técnicas em Enfermagem, uma Odontóloga com auxiliar e uma Técnica em Higiene Bucal.
O PSF conta ainda com o apoio do NASF (núcleo de apoio a saúde da família), que visita o bairro uma vez a cada 30 dias, composto de um Assistente Social, um Psicólogo, um Fonoaudiólogo, um Nutricionista e dois Fisioterapeutas.
O novo endereço da unidade do PSF é Rua Euci Rodrigues Farias, 752 - Quadra 1 – Pantanal, próximo à esquina da avenida Caubi Sérgio Melo (Ramal do Pesque-Pague)
Equipe organizando o local

Novo espaço do PSF

quinta-feira, 12 de abril de 2012

CEA vistoria condições de iluminação da Praça

A Companhia de Eletricidade do Amapá - CEA, enviou nessa semana equipe para verificar in loco a situação da iluminação da única praça pública do bairro Pantanal.
Acompanhado de Deomano Pereira, Presidente da Associação esportiva, e pelos senhores Marco Antonio e Ângelo, Presidente e Vice-Presidente da AMOBPAN, o Supervisor da Divisão de Distribuição da CEA - DDI, Mário Orlando Santos, informou que a Companhia estava atendendo à solicitação da Associação de Moradores - AMOBPAN, a fim de elaborar o projeto de manutenção e substituição de lâmpadas, refletores e pétalas que não resistiram à ação do tempo. O supervisor informou ainda que tão logo esteja concluído o projeto, as equipes retornarão ao bairro para a execução dos serviços.

Dadá acompanha o trabalho do supervisor da CEA
 

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Voluntários desenvolvem projetos sociais no bairro Pantanal


Preocupados com a falta de opções de lazer e com a ociosidade de crianças e adolescentes moradores do bairro Pantanal, alguns voluntários resolveram criar alternativas para ocupar o tempo da criançada através da prática esportiva.
A boa vontade desses voluntários fez surgir no Pantanal uma escolinha de futebol que atende aproximadamente 60 meninos e meninas, na faixa etária de 07 a 15 anos, alternado com o horário escolar, além de um time sub 17 e um time de futebol feminino, cujas atividades esportivas são desenvolvidas na arena esportiva do bairro.

Alunos e alunas da escolinha de futebol


O coordenador da escolinha de futebol e também membro da Associação de Moradores, senhor Daniel, afirma que o trabalho desenvolvido com a garotada se tornou mais delicado depois que o subsídio que o Governo do Estado disponibilizava foi cortado na atual gestão, obrigando os Presidentes de escolinhas encontrarem outras alternativas para manter os projetos funcionando, a exemplo dos pedidos de doações de material esportivo, que nem sempre são atendidos.
Os problemas enfrentados pelas escolinhas de base não diferem das equipes sub 17 e feminina existentes no bairro. Segundo o coordenador e Vice-Presidente da AMOBPAN, Ângelo, a falta de recursos e patrocínio tem fragilizado o projeto, mas não tira o ânimo da equipe nem a força de vontade do coordenador em continuar com o seu trabalho voluntário.

Daniel e Âgelo, coordenadores das equipes


Os projetos têm o apoio da Associação de Moradores, uma vez que seus coordenadores fazem parte da Diretoria da entidade, e da Associação de Solteiros e Casados do bairro Pantanal, representada pelo seu Presidente, Delmano Pereira, o Dadá, que também faz parte da Diretoria da Associação de Moradores. A entidade esportiva cede espaço da Arena Esportiva para a realização dos projetos.
A maior dificuldade enfrentada pelos coordenadores dos projetos é a aquisição de material esportivo e a falta de patrocínio para inscrever as equipes em torneios e campeonatos. Diante disso, pedem apoio de qualquer pessoa que se disponha a colaborar para que os projetos sigam adiante.
Contato para doações: 9173 – 8211 – Falar com o Ângelo.

Ruas intrafegáveis causam transtorno no Pantanal


Mesmo dispondo de apenas 3 ruas e 14 avenidas, o bairro Pantanal sofre com o problema da falta de conservação de algumas vias que deveriam permitir a trafegabilidade de veículos e pedestres, a exemplo do final das avenidas Venina dos Santos Carvalho e Maria Nunes, as mais afetadas, que foram totalmente obstruídas pelo acúmulo de entulho e matagal, ironicamente fazendo jus ao nome do bairro.

Final da Av. Venina dos Santos Carvalho


Final da Av. Maria Nunes
 
Outras vias como a Rua Benedito Rodrigues Pereira e as avenidas Marlon da Silva Pereira e Antonio Serafim de Souza necessitam urgentemente dos serviços de aterro e terraplenagem. Sem isso a população fica desprovida de atendimentos como rondas policiais, acesso de ambulâncias, serviços de entrega e o tráfego de veículos dos próprios moradores, tendo ainda que conviver com insetos, répteis e roedores, causando prejuízo para a saúde de toda comunidade.

Av. Antonio Serafim

Trecho da Av. Nicolau Libório

Rua Benedito Rodrigues Pereira
Em contato com a AMOBPAN, o Coordenador da Zeladoria Urbana da Sub-Prefeitura da Zona Norte de Macapá, Hildo Fonseca, solicitou o levantamento das vias mais afetadas, para que a demanda seja incluída no cronograma de execuções de serviços daquele órgão municipal.
Enquanto isso, a população aguarda ansiosa o início dos trabalhos, a fim de  ter garantido o direito de trafegar por uma via que ofereça acondição mínima  para tal.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Prefeitura responde à solicitação da AMOBPAN quanto ao Programa Saúde da Família

Em reunião realizada na manhã do dia 05 de abril, o Coordenador do Programa Saúde da Família, senhor Jó Pereira Ferreira, informou sobre a decisão tomada pelo Secretário Municipal de Saúde, Otacílio Barbosa, quanto à situação delicada do programa no bairro Pantanal.
Segundo o coordenador, a Prefeitura Municipal de Macapá, por meio da Secretaria de Saúde, resolveu atender ao ofício da AMOBPAN enviado ao Gabinete do Prefeito de  Macapá, decidindo então alugar um imóvel localizado no próprio bairro para abrigar a equipe multiprofissional do PSF, resolvendo de vez o problema da falta de espaço físico para a realização dos atendimentos de saúde à população.
A AMOBPAN já havia realizado ontem, 04 de abril, mutirão de limpeza da cabine de transmissão de jogos da Arena Esportiva e iniciaria uma campanha para arrecadar recursos para aquisição de ventiladores e outros equipamentos necessários para que o PSF permanecesse no bairro caso o poder público municipal não tomasse nenhuma providência.
O coordenador do programa informou ainda que há um projeto para construção de um módulo do PSF no bairro Pantanal, bem como a previsão da retirada de entulhos das ruas e avenidas, como parte dos trabalhos referentes à prevenção de doenças.
O Presidente da AMOBPAN, senhor Marco Antonio, acompanhado dos demais membros da Diretoria, se colocou à disposição para apoiar qualquer iniciativa que traga benefícios para a comunidade.

Jó Pereira - Coordenador do PSF


Cabine que abrigaria o PSF


quarta-feira, 4 de abril de 2012

PSF - Programa Saúde da Família é despejado

A equipe que integra o PSF - Programa Saúde da Família recebeu ordem de despejo, hoje pela manhã (03 de março), por falta de pagamento da locação do imóvel que abrigava a unidade básica de  saúde do bairro Pantanal.
A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
O programa é coordenado pela Prefeitura de Macapá, com recursos  do Ministério da Saúde.
Apesar das prerrogativas do Ministério da Saúde quanto à responsabilidade do município em manter a rede de unidades de saúde em funcionamento (gestão e gerência), no bairro Pantanal a locação do imóvel para abrigar a equipe foi articulada por membros da própria comunidade, patrocinados por um político local, que deixou de honrar com o seu compromisso, atingindo centenas de pacientes que ficaram sem local para os atendimentos de saúde.
A AMOBPAN  assumiu o compromisso de procurar alternativas para evitar que a equipe do PSF fosse extinta no bairro Pantanal, e após muitos pedidos de apoio, sem sucesso, estabeleceu parceria com a Associação Desportiva do bairro, que socializou o espaço da cabine de transmissão de jogos da arena esportiva, para abrigar temporariamente aquela unidade de saúde.
Diante das negativas de apoio, a AMOBPAN realizará uma mobilização social para arrecadar recursos com fins de revitalizar e adequar o espaço para o atendimento à comunidade, evitando assim que o PSF deixe de atender uma comunidade carente de serviços de saúde.
A AMOBPAN cobra da Prefeitura de Macapá a construção do posto de saúde do bairro Pantanal, que inclusive já possui área institucional para este fim.

Sub-Prefeitura intensifica operação "Tapa buraco" no bairro Pantanal

A AMOBPAN está acompanhando desde 02 de março os trabalhos da sub-Prefeitura da zona norte de Macapá na operação denominada "Tapa buraco" no bairro Pantanal.
O Coordenador da Zeladoria Urbana, Hildo Fonseca, explica que a Rua João Almeida do Nascimento está sendo priorizada por ser a via por onde circulam as linhas do transporte coletivo. No entanto, por solicitação da AMOBPAN, os serviços atenderão a Rua Euci Rodrigues Farias, que está com a camada asfáltica bastante deteriorada, comprometendo assim a trafegabilidade de veículos e transeuntes.
Os trabalhos se estenderão até que se concluam as duas ruas, que dependerá das condições do tempo atualmente chuvoso em Macapá.



João Almeida - principal rua do Pantanal
Rua Euci Rodrigues Farias