domingo, 22 de julho de 2012

Primeira Assembléia Geral da AMOBPAN é adiada por falta de quórum

A primeira Assembléia Geral da atual gestão da Associação de Moradores do Bairro Pantanal, que discutiria a reforma do Estatuto Social da entidade e os problemas enfrentados pela população, foi adiada por falta de participação da comunidade.

O Presidente da AMOBPAN considerou insuficiente o número de moradores presentes na reunião para discutirem importantes pontos de pauta, a exemplo da reforma do Estatuto Social.

Mesmo diante da pouca participação comunitária, a reunião transformou-se num salutar espaço de discussão, onde foram apresentadas informalmente as ações desenvolvidas pela Associação de Moradores, que ouviu atentamente os moradores presentes quanto às ações prioritárias a serem desenvolvidas com o objetivo de proporcionar o bem estar social.

A ausência da população já era esperada pelos membros da Associação de Moradores, visto que há anos as gestões anteriores da AMOBPAN não convocavam os moradores para discutirem temas relevantes. "Habituar a comunidade voltar a participar de reuniões promovidas pela associação é um processo que demanda tempo e paciência", afirmou o Presidente Marco Antonio.
 
Uma nova data será marcada, desta vez com maior mobilização junto à comunidade, para que Assembleia seja realizada com a presença de um número expressivo de moradores. 

Equipe do PSF se instala em cabine de transmissão de jogos

Ocorreu nesta sexta-feira, 20 de julho, a mudança, em caráter provisório, do Programa Saúde da Família - PSF, para a cabine de transmissão de jogos da Arena Esportiva do bairro Pantanal.

Cedida pela Associação de Solteiros e Casados, que administra a Arena Esportiva, a cabine de trasmissão de jogos sofrerá adaptações para que a equipe multiprofissional do PSF possa atender a comunidade local.

A primeira dificuldade encontrada pelos profissionais foi a falta do fornecimento de água, visto que a bomba d'água está fora de funcionamento. A Associação de Moradores se comprometeu em acionar o poder público a fim de normalizar o fornecimento de água para o local.

O atendimento no novo espaço já começa nesta segunda-feira, 23 de julho, a partir das 8:00 horas.

A Associação de Moradores, com o apoio das próprias agentes de saúde que integram a equipe do PSF no bairro Pantanal, distribuirá na comunidade panfletos informativos sobre o novo local de atendimento.

Vale ressaltar a garra das agentes comunitárias de saúde, coordenadas pela enfermeira Lílian, que trabalharam na mudança dos equipamentos, com o apoio do Presidente e do Vice-Presidente da Associação de Moradores, demonstrando assim dedicação no trabalho que desenvolvem, indo muito além de suas funções.

A Associação de Moradores agradece pelo empenho dessas incansáveis profissionais que diariamente percorrem a comunidade oferecendo prevenção à saúde dessa tão carente comunidade do bairro Pantanal. 

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Edital de Convocação


ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO PANTANAL
AMOBPAN

 CNPJ nº 03.775.969/0001-22
Avenida Venina dos Santos Carvalho, 916 – Pantanal – Macapá-AP (endereço provisório)

EDITAL   DE   CONVOCAÇÃO

Nº 001/2012 – AMOBPAN



O Presidente da Associação de Moradores do Bairro Pantanal - AMOBPAN, no uso das suas atribuições, RESOLVE:

I. CONVOCAR todos os moradores do bairro Pantanal para participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no próximo dia 21 de julho de 2012 (sábado), às 19:00 horas, nas dependências da Igreja Católica do Divino Espírito Santo, situada na Rua Benedito Rodrigues Pereira – bairro Pantanal, a fim de deliberarem sobre os seguintes pontos de pauta:

01. Reforma do Estatuto Social;
02. Prestação de contas das ações realizadas pela Associação de Moradores;
03. Definição das ações prioritárias do bairro Pantanal;
04. O que ocorrer.



Macapá, 18 de julho de 2012.




Marco Antonio Marques dos Santos
PRESIDENTE


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Acidente de trânsito tira vida de morador do bairro Pantanal

O bairro Pantanal perdeu mais um morador na madrugada de domingo, 15 de julho. O jovem David Rabelo Queiroz, 23 anos, faleceu vítima de aciente automobilístico.

Jovem David Queiros
David trabalhava na distribuidora Maracá, e na companhia de um colega de trabalho, envolveu-se no acidente. Segundo informações da família, a motocicleta era conduzida pelo amigo de David, John Cael Lima, 23 anos, que também faleceu no local do acidente.

"Eu particularmente ví esse garoto crescer aqui no Pantanal. Por ter constituído família ainda muito jovem, o David aprendeu cedo a ser um garoto responsável e trabalhador. Ele vai fazer muita falta para seus parentes e amigos", declarou o Presidente da Associação de Moradores do Pantanal, Marco Antonio.

David deixa órfão seu único filho, o pequeno David William, que tanto amava, e sua esposa, Maria do Socorro Pereira.

David e o pequeno David William: semente
David foi sepultado na manhã desta segunda-feira, 16 de julho, no cemitério São Francisco de Assis.

Vá com Deus, amigo David!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

CAESA deixa ruas e avenidas do bairro Pantanal praticamente intrafegáveis

O projeto de implantação do sistema de distribuição de água da Caesa, que inicialmente foi a esperança do consumo de água tratada de qualidade para a comunidade, acabou se tornando um imenso transtorno para os moradores do bairro Pantanal, localizado na zona norte de Macapá. Os moradores não imaginavam que um antigo sonho pudesse se transformar em pesadelo.

Crateras abertas pela Caesa

Para distribuir a rede ao longo das ruas e avenidas, a empresa responsável pela obra abriu valas e quebrou a pouca pavimentação existente, que por solicitação da Associação de Moradores, tinha sido recuperada há pouco tempo pela Prefeitura de Macapá.


Ônibus pararam de circular na rua principal

De acordo com um encarregado da obra, após a instalação da tubulação necessária, uma segunda equipe realizaria a recomposição asfáltica danificada.

Lama e poeira se misturam  trazendo transtornos

Mas, as crateras deixadas comprometeram a trafegabilidade da rua principal, inviabilizando inclusive o tráfego do transporte coletivo, que para não deixar de atender a comunidade, desviou o itinerário para outra via menos afetada pela obra, além do lamaçal que se forma nos dias de chuva e da poeira insuportável que tira a paciência das donas de casa no verão.


Acesso à Igreja comprometido

Sabemos que toda obra, principalmente de infra-estrutura, traz algum transtorno, mas que pode ser amenizado quando há planejamento, organização e compromisso com a execução da obra, o que não se tem notado nesse caso.


Parece estrada de chão, mas é asfalto

Revoltada, a população apela à Caesa que recomponha, em caráter de urgência, a camada asfáltica das ruas afetadas, para que o cotidiano da população volte à normalidade.  

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Profissionais do Programa Saúde da Família são impedidos de entrar em unidade do bairro Pantanal

Equipe do Programa Saúde da Família foi impedida de entrar na unidade do bairro Pantanal hoje pela manhã, 09 de julho, por falta de pagamento da locação do imóvel.

Segundo informações do proprietário do imóvel, localizado na Rua Euci Rodrigues Farias, a Prefeitura Municipal de Macapá deixou de pagar a locação do imóvel onde funciona a unidade de sáude há três meses, obrigando o mesmo a tomar a decisão de impedir que os profissionais que atendem o bairro Pantanal tivessem acesso ao imóvel.

A equipe multiprofissional e a comunidade vêm enfrentando problemas relacionados à estrutura física para o funcionamento do Programa Saúde da Família desde a sua implantação no bairro Pantanal.

Inicialmente, o programa funcionou em imóvel locado sob responsabilidade de um voluntário, que não podendo mais arcar com a locação do espaço físico, colocou em risco o funcionamento do PSF no bairro Pantanal.

Diante da iminência da extinção do PSF no bairro, a Associação de Moradores se mobilizou juntamente com a aguerrida equipe multiprofissional, conseguindo sensibilizar o Secretário Municipal de Saúde, que determinou a locação de um novo imóvel, desta vez sob a responsabilidade da própria Prefeitura de Macapá.

Mas, pelo que se presenciou hoje pela manhã, a novela ainda não terminou, e nesse jogo só quem perde é a comunidade carente de serviços de saúde.

Sendo assim, a Associação de Moradores se mobilizará novamente para garantir o atendimento à nossa população e fazer a Prefeitura cumprir com as suas responsabilidades.

Com a palavra, o Secretário Municipal de Saúde ou a quem possa interessar.

 

Igreja Católica e Associação de Moradores realizam bingo beneficente

A coordenação da Igreja católica, em parceria com a Associação de Moradores realizaram neste domingo, 08 de julho, nas dependências da Igreja do Divino Espírito Santo, localizada no bairro Pantanal, um bingo beneficente para arrecadar recursos que auxiliarão no tratamento do senhor Aluízio Neris, morador do bairro Pantanal que se encontra em delicado estado de saúde, precisando se reestabelecer para voltar a prover o sustento da sua família.

Aluízio Neris - beneficiário do bingo

Enfermo há 8 meses, e sem condições de custear uma ressonância magnética, visto que a rede de saúde pública estadual estaria inperante para realizar o exame, o senhor Aluízio resolveu recorrer às lideranças locais, que estenderam o apelo a toda comunidade, que participou em massa do evento beneficente, tendo uma arrecadação satisfatória para resolver em parte os problemas enfrentados pela família do senhor Aluízio Neris.

Dênis - Coordenador da comunidade católica

Agradecemos a todos que colaboraram direta e indiretamente para a realização do evento:
- Mercantil Carol
- Senhor Jean e senhor Farias das Casas e Mini-Box Farias
- Senhor Ricardo
- Senhor Edgar
- Senhora Jesuina
- Padre Castrezi e toda comunidade da Igreja Católica do Divino Espírito santo
- Frigo Fri Boi
- Senhor Arlindo - Sonorização São Benedito
- Associação de Moradores do Bairro Pantanal

Comunidade participativa

Vice-Presidente e família

Senhor Ricardo - colaborador

Equipe da sonorização