quarta-feira, 24 de outubro de 2012

IMAP loteia área institucional do bairro Pantanal

Principal rua do bairro Pantanal
 O Instituto de Ordenamento Territorial do Estado do Amapá - IMAP iniciou o processo de doação de lotes na área institucional do Bairro Pantanal, localizado entre as ruas João Almeida do Nascimento e Benedito Rodrigues Pereira, e as avenidas Marlon da Silva Pereira e Maria Marques Costa, nos fundos das obras paralisadas da escola estadual.

O IMAP informou que a área, por ser institucional, não pode ser utilizada para fins habitacionais, e está sendo loteada para doação a entidades sociais que apresentem projetos com finalidades sociais junto ao órgão. O primeiro lote doado mede 250 metros quadrados, que segundo seu proprietário, senhor Waldenor Guedes, servirá para a implantação de uma rádio comunitária e outros projetos sociais pertencentes à sua Fundação. Na sua totalidade, a referida área mede 9.600 metros quadrados.

A Associação de Moradores não se opõe a qualquer instituição que contribua para o desenvolvimento do Pantanal e para a melhoria da qualidade de vida da sua população, mas critica duramente a postura do Poder Público Estadual, por meio do IMAP, que muito embora detenha autonomia para a destinação da área, jamais consultou a comunidade, para juntos indicarem as necessidades prioritárias daquela população.

Os dirigentes da Associação de Moradores visitaram o IMAP, onde expuseram a necessidade da reserva de espaço para a construção de uma unidade básica de saúde e de uma creche comunitária, visto que 27% daquela população é formada por crianças na faixa atária de 0 a 11 anos, cujas mães trabalham fora dos seus domicílios e encontram dificuldade para deixar seus filhos protegidos nas suas ausências.

Depois de um diálogo entre técnicos do IMAP e os dirigentes da Associação de Moradores, no dia 24.10.12, o Instituto se comprometeu em garantir a reserva de espaço para a construção dos equipamentos públicos necessários para atendimento dos moradores, bem como uma área destinada à construção da sede social da entidade.

Resta-nos creditar a confiança no IMAP, e articular junto à bancada de Deputados Federais em Brasília, a fim de alocar recursos para a construção dos equipamentos públicos que tanto nossa comunidade necessita.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Câmara Municipal de Macapá aprova Projeto que transforma o Loteamento Pantanal em bairro de Macapá


O Projeto de Lei Ordinária 022/2012 - CMM, que transforma o Loteamento Pantanal em bairro, de autoria do Vereador Marcelo Dias, entrou em pauta de votação no último dia 25 de setembro, sendo aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Macapá, fruto de uma longa batalha iniciada ainda em 2003, pelos representantes da extinta Associação Comunitária, senhores Marco Antonio (Marquinho) e Antônio do Socorro (Ângelo), atualmente legítimos representantes da Associação de Moradores do Bairro Pantanal.

Dirigentes da Associação de Moradores e Vereador Marcelo Dias
O projeto, que seguiu para a sanção do Prefeito de Macapá, significa uma grande conquista para a comunidade, que recebia suas correspondências, inclusive o carnê do IPTU, com a denominação do visinho bairro Renascer, trazendo grandes transtornos para os moradores que, habituados com denominação "Pantanal", passavam por constrangimentos quando precisavam utilizar seus endereços para entregas, compras por internet, recebimento de correspondências, entre outros serviços postais.

Para o Presidente da Associação de Moradores, Marco Antonio, muito mais que ser presenteada com o título do bairro, a comunidade resgatou a sua identidade, tomada por uma decisão política da Prefeitura de Macapá, que não levou em consideração a história nem a opinião daquela pequena população.

Com a transformação, os moradores poderão exigir os benefícios a que todo cidadão tem direito para viver bem, nos limites do bairro, estabelecidos por lei municipal, como escolas, postos de saúde, creches, áreas de lazer, distribuição de água tratada, energia elétrica de qualidade, esgoto sanitário, drenagem, pavimentação, entre outros equipamentos públicos e infra-estrutura básica que necessitem de investimentos públicos.

A comunidade agradece ao Vereador Marcelo Dias por atender o apelo da Associação de Moradores, e pelo empenho em melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade.