quarta-feira, 24 de abril de 2013

Pantanal faz 4 delegados em Assembleia do PPA Municipal

A comunidade poderia estar mais presente, ontem, 23 de abril, na 4ª Assembleia que elegeu delegados que participarão da elaboração do PPA - Plano Plurianual Participativo, da Prefeitura Municipal de Macapá. O evento foi realizado na Escola Municipal José Leoves Teixeira, agregando os bairros Pantanal, Renascer I e II, São Lázaro e Infraero I.

Lideranças locais e os demais moradores tiveram a oportunidade de falar diretamente para o Prefeito de Macapá, Clécio Luiz, seus Secretários e vereadores de Macapá, sobre os problemas enfrentados pela comunidade no âmbito do município.

A Associação de Moradores do Bairro Pantanal - AMOBPAN entregou nas mãos do Prefeito, Clécio Luiz, as principais demandas que afligem a população do bairro, apresentando sugestões para as respectivas soluções, com ênfase nos problemas relacionados à saúde, à educação e infra-estrutura.

Estiveram presentes somente 43 moradores do bairro Pantanal, que permitiu a escolha de apenas 4 delegados, visto que a proporção era de 1 delegado para cada grupo de 10 moradores. Já a comunidade do bairro Renascer conseguiu indicar 13 delegados. A Associação de Moradores tem um representante no grupo de delegados do bairro Pantanal.

A primeira rodada de reuniões com os delegados está marcada para o dia 15 de junho, quando estes elegerão as demandas prioritárias apresentadas pelos moradores e lideranças na Assembleia.

Conheça os delegados que representarão o bairro Pantanal no PPA:
1. Marco Antonio - Presidente da Associação de Moradores
2. Ediele Gomes - Agente Comunitária de Saúde
3. Mário Augusto Pimentel (Mariozinho) - Morador
4. Claucilene - Moradora

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Projeto de arborização terá apoio do Juiz Marconi Pimenta

O Presidente e Vice-Presidente da Associação de Moradores do Bairro Pantanal - AMOBPAN, Marco Antonio e Antônio do Socorro (Ângelo), reuniram-se nesta quinta-feira, 11 de abril, com o Juiz Titular do Juizado Especial da Zona Norte, Dr. Marconi Marinho Pimenta, em busca de parcerias para a execução do Projeto de arborização do bairro Pantanal. O contato com o Magistrado se deu por suas experiências com projetos semelhantes que deram certo em outros bairros de Macapá.


Juiz Marconi Pimenta e Marco Antonio
Apesar da denominação, que denota riqueza de fauna e flora da região, o bairro Pantanal é deficiente na sua cobertura arbórea, que interfere na redução da poluição, dos ruídos e da temperatura, além de contribuir com o fator estético e o aspecto verde da região.


O encontro foi positivo, visto o visível interesse do Magistrado em colaborar com a comunidade, comprometendo-se em manter contato com o Poder Público Municipal e com o Ministério Público do Meio Ambiente, para juntos elaborarmos um projeto de arborização com a participação da comunidade local.


Dr. Marconi Pimenta e Diretores da AMOBPAN
Ações de limpeza, campanhas de combate à dengue e levantamento de terrenos baldios serão temas a serem discutidos com os órgãos competentes do Município para execução no bairro Pantanal.

"Não dá pra esperar que as coisas aconteçam. Temos que iniciar as ações, que os parceiros aderem ao projeto", frisou o Juiz.

terça-feira, 9 de abril de 2013

O problema do entulho na praça e em outros pontos do bairro Pantanal


"Quando a comunidade começa a se manisfestar, é porque o problema já está crítico!"
Marco Antonio - Presidente da AMOBPAN

                                      Rua Euci Rodrigues Farias - Atrás da Arena

Muito embora as equipes de limpeza da Prefeitura de Macapá tenham deixado para trás entulhos em algumas ruas e avenidas do bairro Pantanal, com a garantia que retornariam para removê-los, devemos reconhecer que a própria comunidade foi responsável em avolumá-los, chegando ao ponto de comprometer o tráfego de veículos na Rua Euci Rodrigues Farias, atrás da praça.



Reconhecemos o empenho do Poder Público municipal na tentativa de manter a cidade limpa e sabemos das dificuldades enfrentadas. Contudo, não podemos conviver com entulho em plena praça pública. Sendo assim, pedimos para que a Secretaria de Manutenção Urbanística, através Secretário José Mont'Alverne Neto,  que tem sido receptivo às nossas solicitações, mais uma vez atenda ao nosso apelo, no sentido de retirar os entulhos deixados, a fim de resolver o problema, para que possamos partir para o mutirão envolvendo a comunidade, que consistirá na coleta da sacos e garrafas plásticas, bem como a pintura do rodapé das calçadas arena esportiva, como já ocorreu em outras datas, com o intuito de oferecer um aspecto mais aprazível aos frequentadores da única área de lazer no bairro Pantanal.