sábado, 19 de abril de 2014

NOTA DE PESAR



A Diretoria da Associação de Moradores do Bairro Pantanal - AMOBPAN manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento da pequena CAUANY CORDEIRO, que nos deixou aos 6 meses de idade, no último dia 14 de abril de 2014.

Na oportunidade, prestamos nossas sinceras condolências aos seus pais, Ariany da Silva e Idenildo Cordeiro (Badico), moradores do bairro Pantanal, além dos demais familiares e amigos ilutados pela irreparável perda.




Macapá - Bairro Pantanal, 19 de abril de 2014.





Marco Antonio Marques dos Santos
Presidente da AMOBPAN

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Deputado Michel JK propõe Título de Utilidade Pública para a Associação de Moradores do Bairro Pantanal

Deputado Michel JK - Autor do Projeto
O Deputado Estadual Michel JK protocolou no dia 04 de abril o Projeto de Lei Ordinária 0037/2014, que declara de Utilidade Pública no âmbito do Estado do Amapá, a Associação de Moradores do Bairro Pantanal - AMOBPAN, como forma de reconhecer os relevantes serviços prestados à comunidade e pelas atividades sociais desenvolvidas pela entidade, a tornando uma importante ferramenta de transformação social.

A Associação de Moradores do Bairro Pantanal é uma pessoa jurídica de direito privado, com finalidades não econômicas, fundada em 06 de dezembro de 1998, com a finalidade de representar todos os moradores do bairro Pantanal junto aos poderes constituídos do Município, do Estado e da Federação, buscando sempre sua integração e bem estar social, estimulando a promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais.
A entidade está localizada provisoriamente na Avenida Venina dos Santos Carvalho, nº 916, no bairro Pantanal e estabelecida no CNPJ sob o nº 17.821.886/0001-34, sendo uma das entidades comunitárias mais atuantes da zona norte da cidade de Macapá.
Ao longo dos seus 16 anos de fundação, a associação tem buscado sempre a melhoria da qualidade de vida da comunidade que representa, estabelecendo parcerias com o Poder Público e com a iniciativa privada. A entidade tem sido a ferramenta utilizada pela população para agilizar os serviços considerados essenciais para o bem estar social, a exemplo da coleta de lixo domiciliar, da limpeza de logradouros públicos e infraestrutura básica.
Por intermédio da entidade, o Governo do Estado iniciou, em 2010, as obras da escola estadual do bairro Pantanal. Em 2014 os moradores receberam a escola com capacidade para atender mais de mil estudantes do ensino fundamental e médio, que antes eram vítimas da violência urbana quando tinham que se deslocar para outros bairros, correndo o risco de assaltos e atropelamentos nas duas rodovias que dão acesso ao bairro. A iniciativa de apelar ao Poder Público por meio de abaixo assinados e audiências com o Governador do Estado da época partiu de um triste episódio, quando uma criança foi atropelada e morta por um ônibus quando retornava da escola, em 2006.
A entidade também obteve conquistas relevantes para a comunidade, a exemplo do lote para a construção da sua sede social e a reserva técnica de área institucional para a construção de uma Unidade Básica de Saúde.
Por ser um bairro carente da intervenção do Poder Público no tocante à realização de projetos sociais, a Associação de Moradores mantém um projeto esportivo de futebol feminino, que integra crianças e adolescentes moradores do bairro Pantanal, cujas atividades são realizadas na arena esportiva do bairro, além de apoiar as atividades da escolinha de futebol, os veteranos e solteiros e casados, como forma de promover a integração e o entretenimento na comunidade.
A iniciativa do Deputado Michel JK fortalece e torna mais abrangente a atuação da associação, por meio de parcerias institucionais que o pretendido título possibilitará. A proposta passará ainda por votação na Assembleia Legislativa, e se aprovada será promulgada pelo Presidente daquela Casa de Leis.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Parceria entre AMOBPAN e Centro Franco Amapaense garante cursos para a comunidade do bairro Pantanal

Confecção de objetos para a copa do Mundo
Iniciam nesta quinta-feira, 03 de abril, os cursos de Artesanato (customização de objetos para a Copa do Mundo) e Lembranças para a Páscoa, promovido pelo Centro Cultural Franco Amapaense, em parceria com a Associação de Moradores e com a Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral, que cedeu o espaço para a realização dos cursos, no bairro Pantanal. As 30 vagas disponíveis já foram preenchidas, e foram dirigidas para os moradores do bairro.

O cronograma dos cursos sofreu alterações nas datas de início, que estava previsto para o dia 25 de março por razões de planejamento do Centro Franco Amapaense, que não interferiu na realização dos mesmos.

Customização em sandálias
Por essa razão, foi possível estender a oferta de novos cursos oferecidos pela instituição, tanto para a comunidade quanto para os alunos da escola.

Sendo assim, estão abertas as inscrições para os cursos de Teatro e Francês básico, também destinados aos moradores do Pantanal e alunos da escola. Informações e matrículas poderão ser efetivadas com o Vice-Presidente da associação de moradores, Ângelo, pessoalmente ou pelo número 9173-8211. Alunos da escola Risalva Freitas poderão dirigir-se à Direção da escola, aos cuidados da Diretora Nazaré Sucupira.
Lembranças para a Páscoa

terça-feira, 1 de abril de 2014

AMOBPAN inicia campanha de sensibilização na escola do bairro Pantanal

A Associação de Moradores do Bairro Pantanal - AMOBPAN, com o apoio da Diretoria e dos professores da Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral, iniciou uma campanha de sensibilização com os alunos daquele estabelecimento de ensino, que atende aproximadamente 1000 estudantes cursando o ensino fundamental, médio e EJA.

As turmas estão recebendo a visita de membros da AMOBPAN, como forma de sensibilizar os estudantes quanto à conservação da estrutura física do patrimônio, por meio do contato direto com os representantes da comunidade. A medida visa evitar casos de depredação, ocasionando prejuízos para o equipamento público e para a própria comunidade estudantil.

O Presidente da associação, Marco Antonio,  faz questão de enfatizar a importância que a escola tem para a comunidade e toda trajetória percorrida para tornar realidade um grande sonho, restando aos alunos adotarem a escola como a extensão dos seus lares.

A iniciativa está sendo bem aceita pelos estudantes, que se comprometeram em não riscar paredes e danificar carteiras, por exemplo. As visitas iniciaram pelas turmas de ensino fundamental, mas se estenderão para toda escola, nos três turnos.