quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Alunos da Escola Risalva Freitas recebem ação de combate a verminose e hanseníase no bairro Pantanal

Equipe PSF

A equipe do Programa Saúde da Família - PSF do bairro Pantanal, coordenada pela enfermeira Líliam Rúbia, está realizando uma campanha de combate à verminose e hanseníase, tendo como público alvo os alunos da Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, ocorre em outros estabelecimentos de ensino. No Pantanal o atendimento iniciou hoje, e se estende até amanhã, 24.

Para a moradora Ediele Gomes, que também é agente de saúde, a ação de caráter preventivo é muito importante para o controle dessas doenças na comunidade escolar. "Estamos combatendo essas doenças na escola, buscando o seu controle, principalmente da hanseníase, que pode ser transmitida por uma pessoa infectada e que não esteja fazendo o tratamento", afirma a profissional.




Alunos participam da ação
Agradecemos à equipe do PSF do bairro Pantanal, que não mede esforços para atender a população com dignidade e respeito. Fica nossa sugestão para que a Secretaria de Saúde de Macapá estenda essa ação para toda comunidade, uma vez que o bairro Pantanal não é atendido pela rede de distribuição de água tratada. A comunidade consome água de poços amazonas, o que aumenta o risco de contaminação por verminoses, principalmente em crianças e idosos.

  


sábado, 19 de novembro de 2016

Escola Risalva Freitas adere ao Projeto de Gestão Militar Compartilhada

Comunidade escolar aprovou o projeto
A quadra da Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral, no bairro Pantanal, ficou tomada por pais, alunos, professores e lideranças locais ontem 18, na audiência pública promovida pela Secretaria de Estado da Educação e pelo Corpo de Bombeiros Militar, para apresentação e discussão referentes à implantação do programa de gestão compartilhada proposta pelo Governo do Amapá.

A escola Risalva Freitas, que atende mais de 1000 alunos distribuídos nos três turnos, cursando o ensino fundamental, médio e EJA (educação de jovens e adultos) foi selecionada na zona norte da capital para receber o projeto de gestão militar, compartilhada com a Secretaria de Educação - SEED.

Lideranças e professores
De acordo com os técnicos da SEED, a comunidade não deve se preocupar com o processo de matrícula, que seguirá os mesmos trâmites já adotados pela rede de ensino estadual, permanecendo também com o mesmo quadro de professores.

O projeto segue etapas de implantação, sendo apresentado anteriormente ao corpo técnico e docente da escola. Os pais também foram consultados com antecedência, via questionário, para manifestarem opinião quanto à implantação do projeto na escola.

CBM-AP adotou nossa escola
Apesar da resistência de lideranças do movimento estudantil, que se posicionaram contrárias à implantação do projeto, questionando a legalidade do processo, seguidos por alguns professores, os pais e responsáveis de alunos matriculados na escola e lideranças do bairro aceitaram de braços abertos o projeto, por acreditarem que a iniciativa vai auxiliar no processo de ensino aprendizagem que já vem sendo adotado brilhantemente pelos profissionais que já atuam na escola.      

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Avenida abandonada vira lixão a céu aberto no bairro Pantanal

Neci Costa - já foi uma importante via do Pantanal
Desde que a extensão da avenida Caubi Sérgio Melo foi liberada para o tráfego de veículos, como parte das obras do plano de mobilidade urbana da Rodovia do Pacoval, que a avenida Neci Costa da Silva, no bairro Pantanal, não recebeu mais a atenção da Prefeitura Municipal de Macapá.

O resultado do descaso foi o avanço do matagal às margens da via e o consequente surgimento de lixeiras viciadas que vêm preocupando os moradores das redondezas, visto que o local se tornou ermo, tomado pelo mato que estreitou a via, e pela completa escuridão, trazendo riscos à segurança e à saúde de quem trafega pelo local.

Posteamento sem iluminação
O acúmulo de carcaças de eletrodomésticos, restos de animais mortos e ossadas jogadas provavelmente por açougues provocam mal cheiro e um aspecto de abandono da avenida que já foi a principal via de acesso ao bairro Pantanal, pela Rodovia do Pacoval.

A população pede providências do poder público municipal para a realização de limpeza, retirada de entulhos e a implantação de iluminação pública, e promete ainda denunciar as pessoas que forem flagradas jogando detritos às margens da avenida, contribuindo para o surgimento das lixeiras naquele trecho e degradando o meio ambiente, uma vez a via margeia a área de ressaca do bairro Pantanal.