sábado, 16 de dezembro de 2017

Confraternização marca encerramento das atividades de projeto social em 2017 no bairro Pantanal

Momento de felicidade da garotada
2017 foi um ano de intensas atividades esportivas envolvendo crianças e adolescentes que participam do projeto "Fome zero, formando cidadãos e revelando talentos", coordenado por Heverton Miranda, presidente da Associação de Moradores do Bairro Pantanal - AMOBPAN.

A iniciativa foi abraçada pela comunidade, que colaborou com doações para a manutenção das atividades realizadas nas manhãs de sábado, na arena esportiva do bairro Pantanal.

Para marcar o encerramento das atividades este ano, as crianças confraternizaram na noite da última quarta-feira, 13, recebendo presentes e um delicioso jantar oferecido pela coordenação do projeto, com o apoio de diversos colaboradores.

Heverton Miranda, que também é treinador, reafirmou o fundamental apoio de todos os envolvidos no projeto, a exemplo da nutricionista Marina Costa, que faz o acompanhamento nutricional das crianças e adolescentes, além dos outros profissionais que acompanham o desenvolvimento físico da garotada. O coordenador informou que as atividades serão retomadas no dia 13 de janeiro, e espera continuar contando com a colaboração de todos.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Vereador de Macapá solicita serviços de infraestrutura social para o bairro Pantanal

Vereador Rayfran Beirão
Foto: página pessoal Facebook
Requerimentos e indicações são formatos de proposições utilizados por vereadores como ferramentas administrativas, submetidas à apreciação e deliberação dos demais parlamentares, para fazer chegar ao conhecimento do poder executivo municipal as mais variadas necessidades da população.

Muito embora a execução ou não das solicitações fique sob critério exclusivo da prefeitura municipal, de acordo com as prioridades da cidade, as proposições são importantes para que o poder público identifique e saneie demandas sociais relacionadas à infraestrutura, saneamento básico, transporte público, educação, segurança pública, saúde, acessibilidade, entre outros problemas que surgem na nossa sociedade.

O Pantanal é um bairro muito carente de infraestrutura e de políticas públicas que visem o bem-estar social. Por essa razão é comum que os vereadores façam proposições voltadas a sanear as deficiências na prestação de serviço público. Um dos vereadores que tem se destacado não somente por apresentar solicitações para o bairro Pantanal, mas também por empenhar-se para que as proposições sejam executadas e atendam ao anseio da população é o vereador Rayfran Beirão, que já foi morador do bairro, e por essa razão conhece de perto as demandas da comunidade.

Acesse os links abaixo e acompanhe as proposições apresentadas pelo vereador para o bairro Pantanal.



   

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Moradores do bairro Pantanal sofrem com fumaça de queimada

Foto cedida por morador
Todo ano a história se repete. Há dois dias a comunidade do Pantanal está tendo que conviver com uma nuvem de fumaça que tomou conta de todo o bairro.

Neste período a vegetação seca da área de ressaca sofre com as queimadas, provocando aborrecimentos de toda ordem, desde sujeira das cinzas trazidas pelo vento, roupas com forte cheiro de fumaça no varal até problemas de saúde, como olhos e garganta irritados, dores de cabeça, tosse, entre outros sintomas.

Quando o fogo é intenso, as casas localizadas às margens da ressaca correm risco de incêndio, trazendo muita preocupação para que reside no local.

Os moradores já acionaram o serviço de emergência do governo do estado, e aguardam providências dos órgãos competentes.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Bandido atrapalhado é capturado por Bombeiros Militares após praticar assalto no bairro Pantanal


Bandido detido por bombeiros militares
Dois bandidos em uma motocicleta realizaram um assalto por volta das 6:21 da manhã de hoje, 28, numa academia localizada da Rua João Almeida do Nascimento, no bairro Pantanal. Os marginais surpreenderam os clientes levando dinheiro, celulares, relógios e a motocicleta do proprietário do estabelecimento.

Na fuga, um dos bandidos se envolveu em um acidente de trânsito na Rua Santos Dumont, no bairro Santa Rita, batendo em um veículo conduzido por uma militar do Corpo de Bombeiros, que ao abordá-lo verificou que ele estava armado com um revólver. O ladrão barbeiro foi detido por bombeiros militares até a chegada da polícia.

A Polícia Militar está em diligência para capturar o outro bandido que fugiu na motocicleta do proprietário da academia.


Acompanhe o vídeo da ação dos marginais.


As câmeras de uma residência registraram quando os bandidos passam na frente da academia, por volta das 6:21 da manhã, em uma motocicleta vermelha. Momentos depois retornam anunciando o assalto. Um dos marginais entra primeiro, seguido pelo comparsa instantes depois. O condutor de um veículo que se aproximava percebe a ação dos ladrões e manobra para fugir dos criminosos. Os assaltantes saem levando a motocicleta do proprietário da academia.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Alunos de escola militar representam o Amapá em jogos nacionais da juventude

Equipe sub-17 de voleibol masculino
                        Foto: Marco Antônio Silva (pai de atleta)
Alunos da Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral, localizada no bairro Pantanal, viajaram para Brasília, nessa segunda-feira, 20, representando o Amapá nos Jogos Nacionais da Juventude, na modalidade sub-17 de Voleibol masculino.

Os garotos, que foram campeões dos jogos estaduais da educação, se inspiram no  seu treinador, Sargento BM Mavy Nascimento, que é atleta profissional de voleibol, para trazer bons resultados da competição nacional.

A escola, professores, amigos, pais e toda a comunidade do bairro Pantanal estão na torcida para que nossos jovens atletas tragam a vitória para o estado do Amapá.

Escola militar promove caminhada da solidariedade

Alunos e professores se organizam para a caminhada
Foto: Escola Risalva Freitas - Facebook 
A Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral, que adota o novo modelo de gestão compartilhada administrada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, realizou na manhã do último sábado, 18, uma caminhada com o tema "Respeito e Solidariedade", que foi o tema gerador das atividades desenvolvidas pela escola no decorrer do segundo semestre letivo.

Dirigida pela Tenente BM Greyce Caroline, a escola reuniu professores, alunos, funcionários e bombeiros militares, saindo às ruas do bairro Pantanal para pedir mais respeito e solidariedade, como forma de incentivar o gestos de solidariedade e o convívio harmonioso entre as pessoas.

Desde a implantação do novo modelo de gestão compartilhada, a escola Risalva Freitas tem promovido mudanças significativas na comunidade escolar, não somente no aspecto disciplinar, mas também na adoção de novas experiências de aprendizagem, que tem despertado nos alunos o interesse pelo ambiente escolar. 

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Prefeitura notifica donos de açougues que jogavam ossadas em via do bairro Pantanal

Acompanhe a matéria veiculada pelo Jornal Diário do Amapá relacionada à punição de donos de açougues que despejavam ossadas na Avenida Nessi Costa da Silva, no bairro Pantanal.

Acesse o link:

Execuções no Pantanal preocupam moradores

Última vítima no bairro
Como qualquer bairro de Macapá, o Pantanal também não foge à regra das ocorrências policiais, que variam de simples desentendimentos familiares, passando por vias de fato a registros de furtos e roubos.

Em vinte anos o Pantanal acumulou seis casos de mortes violentas na comunidade, ocasionadas por bebedeira e outros fatores já conhecidos do meio policial. Mas nada comparado às execuções que a população tem presenciado. Só este ano já somam três os casos, dois destes na via pública, em plena luz do dia. O último aconteceu ontem, 23. A vítima não era morador do bairro, e teria parado sua moto para atender uma ligação, quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta. Segundo relatos, todos os casos estão relacionados ao envolvimento com drogas.

A sensação de insegurança é visível e se agrava com a deficiência da iluminação pública de vias e logradouros públicos, além das precárias condições de trafegabilidade de algumas ruas e avenidas que prejudicam o tráfego de viaturas, que dão a sensação de segurança para a comunidade. 

sábado, 21 de outubro de 2017

Canal de notícias G1 Amapá aborda problema enfrentado por moradores do bairro Pantanal

Há um ano publicamos um problema que se tornou comum no dia a dia dos moradores do bairro Pantanal: a lixeira a céu aberto que surgiu em um trecho da Avenida Nessy Costa da Silva, no bairro Pantanal. O mesmo problema volta a ser abordado, em matéria do canal de notícias G1 Amapá. Confira.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Projeto de inclusão social atende crianças e jovens do bairro Pantanal

Crianças e adolescentes envolvidas no projeto
Criado há dois meses, o projeto "Fome zero, formando cidadãos e revelando talentos", realizado pela associação dos moradores do bairro Pantanal, objetiva a integração social de crianças e jovens oriundos de famílias carentes, através de atividades esportivas realizadas todos os sábados, pela manhã, na arena do bairro. Atualmente o projeto atente 60 meninos e meninas, na faixa etária de 4 a 17 anos. Um dos critérios básicos para ingresso ao projeto é que os menores estejam frequentando a escola. 

Avaliação de peso e estatura
De acordo com o coordenador do projeto, Heverton Miranda, a procura tem sido crescente, que se justifica pelo número de crianças e adolescentes do bairro. Dados do IBGE (Censo 2010), apontam 43% da população do bairro Pantanal formada por crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. Contudo, o coordenador lamenta que não possa estender o número de vagas pela escassez de recursos para a manutenção das atividades.

Além da prática esportiva, a associação de moradores tem buscado parcerias para melhor atender seu público alvo, a exemplo do acompanhamento que as crianças recebem de nutricionistas voluntários, que já fizeram as primeiras avaliações de peso e estatura, que serão repetidas a cada dois meses, além de alguns professores de Educação Física, que nas horas vagas dão apoio na prática de exercícios físicos para a garotada.

Apesar da tímida contribuição da comunidade e de algumas figuras públicas que se sensibilizam com a iniciativa, o projeto ainda é muito carente de contribuições que garantam a alimentação das crianças e material esportivo para a prática das atividades desenvolvidas. Por isso, o coordenador do projeto faz um apelo a quem deseje contribuir com as atividades que entrem em contato pelo telefone (96) 8122-7271 (Heverton).

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Prefeitura atende apelo e retira entulho jogado em via pública



Avenida Maria Marques desobstruída
Em menos de 24 horas da reclamação feita por moradores do bairro Pantanal, que denunciaram na 99,9 FM o despejo de uma carrada de entulho por uma caçamba não identificada, em plena via pública, a prefeitura de Macapá, por intermédio do secretário Emílio Roberto Escobar, titular da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana - SEMOB, enviou máquinas para a retirada do material jogado na Avenida Maria Marques, às proximidades da Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral.

No grupo de whatsapp mantido por moradores do bairro, a recepção da resposta do poder público municipal foi positiva, mas a comunidade entende que essa foi uma ação paliativa. "Se não terraplenar e aplicar pelo menos uma camada fina de asfalto o problema vai persistir", afirma um morador.

A comunidade agradece a resposta imediata da prefeitura, neste caso, mas continua cobrando a manutenção de grande parte das ruas e avenidas do Pantanal, sobretudo aquelas que não receberam sequer os serviços de limpeza e se tornaram praticamente intrafegáveis.    

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Caçamba despeja entulho em plena via pública



FLAGRANTE DE IRRESPONSABILIDADE

Avenida Maria Marques obstruída  

Uma caçamba branca, de marca e modelo ignorados, despejou esse entulho na Avenida Maria Marques, no bairro Pantanal.


A atitude irresponsável do motorista obstruiu a passagem de veículos e pedestres, causando transtornos para quem trafega pelo local, principalmente moradores do entorno, que utilizam a via para acesso às residências.

A via passou por serviços de limpeza da prefeitura de Macapá, há pouco tempo, mas sem terraplenagem, a água que se acumula na via acaba contribuindo para o rápido crescimento do matagal, como visto na imagem.

Alguns moradores conseguiram contato com o secretário municipal de obras, por meio de um programa de rádio. O secretário se comprometeu em enviar maquinário para retirada do entulho.

Infelizmente a população só conseguiu anotar a numeração da placa da caçamba: 1294.

sábado, 8 de abril de 2017

Governador do Amapá reúne com lideranças comunitárias de Macapá

Lideranças, com governador e secretários

Uma das marcas da gestão do atual governador Waldez Góes é o contato direto com as lideranças comunitárias que atuam em todo estado do Amapá, com o objetivo de ouvir diretamente delas os problemas que atingem a população, buscando soluções viáveis para saneá-los.

Ontem, 07, foi a vez dos representantes dos bairros da zona norte de Macapá, que se reuniram no Palácio do Setentrião, na presença do governador e de diversos secretários de estado, a fim de listarem as principais demandas sociais da região. Na agenda, o bairro Pantanal foi representado pelo atual presidente da associação de moradores, Heverton Miranda, acompanhado do seu vice-presidente, Richarlisson Lima, o "Alemão".
Presidente e vice-presidente do bairro Pantanal

Acompanhe as principais reivindicações dos representantes do bairro Pantanal:
1. Terraplenagem e asfaltamento de ruas e avenidas, em especial das ruas João Almeida Nascimento e Benedito Rodrigues Ferreira.
2. Revitalização da praça e construção de uma quadra poliesportiva no local.
3. Destinação de área institucional ociosa para construção de uma Unidade Básica de Saúde e centro comunitário.

Para Heverton Miranda o encontro promovido pelo poder público estadual é muito importante e demonstra a preocupação do governador em sanear as demandas apresentadas, opinião reforçada pelo ex-presidente Marco Antônio: "Essas aproximações da gestão pública com representantes da sociedade civil são muito produtivas. Foi por meio delas, em 2008, que o governo do estado, na gestão do governador Waldez, realizou o asfaltamento do cinturão asfáltico que liga os bairros Pantanal e Renascer, a revitalização da nossa praça e o início das obras da Escola Risalva Freitas do Amaral. Essa realidade é irrefutável, porque hoje colhemos os frutos daquele compromisso do governador com a nossa comunidade".