terça-feira, 24 de outubro de 2017

Prefeitura notifica donos de açougues que jogavam ossadas em via do bairro Pantanal

Acompanhe a matéria veiculada pelo Jornal Diário do Amapá relacionada à punição de donos de açougues que despejavam ossadas na Avenida Nessi Costa da Silva, no bairro Pantanal.

Acesse o link:

Execuções no Pantanal preocupam moradores

Última vítima no bairro
Como qualquer bairro de Macapá, o Pantanal também não foge à regra das ocorrências policiais, que variam de simples desentendimentos familiares, passando por vias de fato a registros de furtos e roubos.

Em vinte anos o Pantanal acumulou seis casos de mortes violentas na comunidade, ocasionadas por bebedeira e outros fatores já conhecidos do meio policial. Mas nada comparado às execuções que a população tem presenciado. Só este ano já somam três os casos, dois destes na via pública, em plena luz do dia. O último aconteceu ontem, 23. A vítima não era morador do bairro, e teria parado sua moto para atender uma ligação, quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta. Segundo relatos, todos os casos estão relacionados ao envolvimento com drogas.

A sensação de insegurança é visível e se agrava com a deficiência da iluminação pública de vias e logradouros públicos, além das precárias condições de trafegabilidade de algumas ruas e avenidas que prejudicam o tráfego de viaturas, que dão a sensação de segurança para a comunidade. 

sábado, 21 de outubro de 2017

Canal de notícias G1 Amapá aborda problema enfrentado por moradores do bairro Pantanal

Há um ano publicamos um problema que se tornou comum no dia a dia dos moradores do bairro Pantanal: a lixeira a céu aberto que surgiu em um trecho da Avenida Nessy Costa da Silva, no bairro Pantanal. O mesmo problema volta a ser abordado, em matéria do canal de notícias G1 Amapá. Confira.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Projeto de inclusão social atende crianças e jovens do bairro Pantanal

Crianças e adolescentes envolvidas no projeto
Criado há dois meses, o projeto "Fome zero, formando cidadãos e revelando talentos", realizado pela associação dos moradores do bairro Pantanal, objetiva a integração social de crianças e jovens oriundos de famílias carentes, através de atividades esportivas realizadas todos os sábados, pela manhã, na arena do bairro. Atualmente o projeto atente 60 meninos e meninas, na faixa etária de 4 a 17 anos. Um dos critérios básicos para ingresso ao projeto é que os menores estejam frequentando a escola. 

Avaliação de peso e estatura
De acordo com o coordenador do projeto, Heverton Miranda, a procura tem sido crescente, que se justifica pelo número de crianças e adolescentes do bairro. Dados do IBGE (Censo 2010), apontam 43% da população do bairro Pantanal formada por crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. Contudo, o coordenador lamenta que não possa estender o número de vagas pela escassez de recursos para a manutenção das atividades.

Além da prática esportiva, a associação de moradores tem buscado parcerias para melhor atender seu público alvo, a exemplo do acompanhamento que as crianças recebem de nutricionistas voluntários, que já fizeram as primeiras avaliações de peso e estatura, que serão repetidas a cada dois meses, além de alguns professores de Educação Física, que nas horas vagas dão apoio na prática de exercícios físicos para a garotada.

Apesar da tímida contribuição da comunidade e de algumas figuras públicas que se sensibilizam com a iniciativa, o projeto ainda é muito carente de contribuições que garantam a alimentação das crianças e material esportivo para a prática das atividades desenvolvidas. Por isso, o coordenador do projeto faz um apelo a quem deseje contribuir com as atividades que entrem em contato pelo telefone (96) 8122-7271 (Heverton).

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Prefeitura atende apelo e retira entulho jogado em via pública



Avenida Maria Marques desobstruída
Em menos de 24 horas da reclamação feita por moradores do bairro Pantanal, que denunciaram na 99,9 FM o despejo de uma carrada de entulho por uma caçamba não identificada, em plena via pública, a prefeitura de Macapá, por intermédio do secretário Emílio Roberto Escobar, titular da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana - SEMOB, enviou máquinas para a retirada do material jogado na Avenida Maria Marques, às proximidades da Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral.

No grupo de whatsapp mantido por moradores do bairro, a recepção da resposta do poder público municipal foi positiva, mas a comunidade entende que essa foi uma ação paliativa. "Se não terraplenar e aplicar pelo menos uma camada fina de asfalto o problema vai persistir", afirma um morador.

A comunidade agradece a resposta imediata da prefeitura, neste caso, mas continua cobrando a manutenção de grande parte das ruas e avenidas do Pantanal, sobretudo aquelas que não receberam sequer os serviços de limpeza e se tornaram praticamente intrafegáveis.    

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Caçamba despeja entulho em plena via pública



FLAGRANTE DE IRRESPONSABILIDADE

Avenida Maria Marques obstruída  

Uma caçamba branca, de marca e modelo ignorados, despejou esse entulho na Avenida Maria Marques, no bairro Pantanal.


A atitude irresponsável do motorista obstruiu a passagem de veículos e pedestres, causando transtornos para quem trafega pelo local, principalmente moradores do entorno, que utilizam a via para acesso às residências.

A via passou por serviços de limpeza da prefeitura de Macapá, há pouco tempo, mas sem terraplenagem, a água que se acumula na via acaba contribuindo para o rápido crescimento do matagal, como visto na imagem.

Alguns moradores conseguiram contato com o secretário municipal de obras, por meio de um programa de rádio. O secretário se comprometeu em enviar maquinário para retirada do entulho.

Infelizmente a população só conseguiu anotar a numeração da placa da caçamba: 1294.