segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Obra na arena esportiva causa insegurança aos moradores do bairro Pantanal

Enquanto a obra de implantação do gramado sintético na arena esportiva do bairro Pantanal não é concluída, a comunidade convive com a insegurança aos arredores, visto que o campo de futebol foi interditado para a realização dos trabalhos, e a comunidade deixou de frequentá-lo, tornando o local ermo e propício a assaltos.

A obra é de responsabilidade da Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana, com recursos do Governo Federal, e deveria ter sido concluída no início do mês de julho, conforme placa de identificação fixada no local.

Os responsáveis pelo quiosque da praça, que também são moradores do bairro, até que tentaram revitalizar o ambiente com seus próprios recursos, mas temendo assaltos resolveram fechar a lanchonete e entregar os lanches que comercializam, em domicílio, até que a conclusão das obras restabeleça o movimento na arena.

A comunidade vai além e diz que somente a implantação de grama sintética no campo não supre a necessidade do espaço, única opção de lazer dos moradores, que cobram a revitalização completa da praça, comprometida pelo desgaste de alambrados, arquibancadas e da própria cabine de transmissão, que não oferece nenhuma condição de uso pelos desportistas locais, como já mostrado aqui no blog. A comunidade pede ainda rondas mais efetivas da Polícia Militar, para garantir maior segurança na região.

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Publicação da Prefeitura de Macapá causa polêmica e provoca questionamentos entre os moradores do bairro Pantanal

Publicação da PMM na sua página oficial
Uma publicação na página oficial da Prefeitura Municipal de Macapá no Facebook dividiu opiniões entre os internautas e provocou discussões em outras redes sociais, entre estas o próprio grupo de whatsapp dos moradores do bairro.

A publicação informava que a prefeitura teria realizado a limpeza da única pracinha do bairro, e que teria encontrado no momento dos trabalhos, entulhos de toda espécie no local, utilizando como apelo visual de apoio ao texto uma foto estilizada com a relação dos objetos encontrados por lá. Da forma com que foi montada a publicação muitas pessoas apoiaram o apelo da prefeitura para que as pessoas não joguem lixo em locais públicos.


Todo cidadão minimamente esclarecido reconhece e todos concordam que a responsabilidade em manter nossa cidade limpa, contribuindo assim com o trabalhos dos órgãos públicos competentes para isso também cabe à sociedade, mas neste caso específico da publicação, nos cabe fazer o seguinte esclarecimento:

No dia 17 de fevereiro a comunidade acionou a imprensa para apelar ao poder público pela limpeza da praça, visto que os mutirões realizados pela comunidade já não eram suficientes para vencer a proliferação do matagal que tomou conta do logradouro neste período invernoso, sobretudo às margens da principal via do bairro.

Cansados de aguardar pela prefeitura, os próprios moradores, brincantes de um bloquinho de carnaval local, resolveram diminuir o aspecto de abandono da praça fazendo uma limpeza paliativa, no dia 21, sábado, possibilitando que ali fosse realizada a brincadeira anual de carnaval de foliões do Pantanal. O único entulho que se formou foi dos resíduos provenientes do matagal que foi cortado, aguardando a retirada pela Prefeitura de Macapá.

Na última quinta-feira, 27, a Prefeitura de Macapá iniciou os trabalhos de limpeza da área, concluindo ontem, 28. Conforme visto nas imagens publicadas no fim desta matéria, até a chegada da equipe de limpeza da prefeitura no bairro, não havia o acúmulo de nenhuma carcaça de máquinas de lavar, sofás, galões de tinta, caroços de açaí e almofadas, como citadas na publicação..

Ocorre que, pelo histórico da origem do Pantanal, o bairro é formado por muitas famílias carentes, chefiadas por pais de família que priorizam a educação e a alimentação dos seus filhos, e não teriam nenhuma dúvida em optar por prover o sustento da família a ter que contratar um serviço particular de contêiner para coletar o lixo do seu quintal, não sobrando outra alternativa que não seja aproveitar enquanto o serviço público está com máquinas e caçambas no bairro, recolhendo os entulhos da limpeza, para também acondicionar ali o que é inservível nas suas casas, dando origem ao que se viu nas imagens da publicação realizada pela Prefeitura de Macapá.

O presente esclarecimento tem o objetivo de evitar que as pessoas que acessam a citada publicação não a interpretem como se este fosse o cenário real e comum de como vive a comunidade do bairro Pantanal, ou seja, no meio do lixo, sem se preocupar com o seu próprio bem-estar, porque a comunidade é formada por famílias decentes, com ou sem posses, mas que na sua grande maioria quer viver e contribuir para um lugar melhor cuidado, e que exige a presença mais efetiva do poder público.

A comunidade exige respeito daqueles que, constitucionalmente, deveriam estar mais presentes na vida da população.

Foto tirada no dia 17.02.2020 - não há entulho

               Foto tirada no dia 17.02.2020 - não há entulho

                Foto tirada no dia 17.02.2020 - não há entulho

               Foto tirada no dia 17.02.2020 - não há entulho

                Foto tirada no dia 17.02.2020 - não há entulho

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Brincantes de bloquinho de carnaval se reúnem em mutirão para limpeza da praça do Pantanal

Integrantes do bloco carnavalesco "Crocodilo" se reuniram na manhã de ontem, 21, num mutirão para limpar a pracinha do bairro Pantanal, que foi matéria no nosso blog no início desta semana.

Num momento de descontração, os integrantes do bloco, que são moradores do Pantanal, realizaram a retirada de um matagal que se formou às margens da principal avenida do bairro.


Segundo o coordenador do bloco, Dan Hungria, a Prefeitura de Macapá foi provocada pela agremiação para realizar a limpeza do espaço onde há 4 anos acontece o evento que integra membros da comunidade que gostam de brincar carnaval, mas como o auxílio não chegou, eles mesmos decidiram fazer o cozidão e passar a mão na enxada.

O evento ocorre hoje, 22, a partir das 6 horas da tarde, com a cobertura do Som MP Mini Pancadão, sob o comando do DJ GilSom Pancadão. A coordenação da festa pede à prefeitura a retirada do entulho produzido pela limpeza, e convida toda comunidade para o evento, que promete ser mais uma vez sucesso absoluto no Pantanal.    

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Comunidade apela: limpeza e revitalização da praça do Pantanal


Inaugurada em 2001, a pracinha do bairro Pantanal, que integra uma arena esportiva, é o único equipamento público de lazer da população local, e passou por reforma geral somente em 2008, realizada pelo Governo do estado, que também entregou na mesma data, a pavimentação de toda extensão da principal avenida do bairro. Desde então, para que se mantenha funcionando, as lideranças locais, sobretudo os desportistas que mais utilizam o espaço, se desdobram para deixar o ambiente limpo e em condições de uso, através de mutirões comunitários e limpezas eventuais realizadas pela prefeitura de Macapá.

Mas, há algum tempo, a praça deixou de receber os cuidados do poder público municipal, e a comunidade não deu mais conta do matagal que se propagou rapidamente no período invernoso, resultando no surgimento de uma pequena floresta às margens da principal avenida do bairro.

Os moradores afirmam que a limpeza do entorno do local é só uma medida paliativa, não resolve os problemas estruturais do logradouro, e é realizada para não deixar que o aspecto de abandono se acentue ainda mais, e reforçam a necessidade de uma nova revitalização do espaço, uma vez que doze anos se passaram desde a última intervenção do Governo do Estado, que devolveu uma bela praça à comunidade na época, mas hoje está depreciada pelo tempo e pelo uso, a exemplo do playground, da cabine de transmissão de jogos, das arquibancadas e dos alambrados, que estão em ruínas, e representam perigo para os frequentadores, sobretudo para as crianças e adolescentes, que são maioria no bairro Pantanal.

Depois de tanto tempo aguardando por melhoria na estrutura da pracinha do bairro Pantanal, a comunidade faz um apelo às autoridades responsáveis pelo desporto e lazer do Município ou do Estado, para que promovam a reforma do logradouro, para que ofereça lazer e entretenimento com segurança, e volte a ser um local aprazível para as famílias frequentarem.

Time LGBT de Futebol do bairro Pantanal promete brilhar no tradicional evento "Bonecas e Dondocas"

Sereias da Areia. Futebol sem preconceito.
Sereias da Areia é o primeiro time gay de futebol do estado do Amapá.

Já falamos dele aqui no nosso blog, em sua estréia na Arena Pantanal, bairro de origem do time. De lá pra cá, as sereias tem sido muito requisitadas para participar de jogos em Macapá, e tem dado goleada em muito marmanjo em campo.

Como qualquer outro time amador, o Sereias enfrenta dificuldades em manter suas atletas em campo, por carência de patrocínio para aquisição de material esportivo. Os uniformes e demais materiais são custeados pelas próprias atletas e pela coordenação do time, que corre atrás de parceiros, e apela para quem quiser patrocinar a equipe, entrar em contato com o capitão, Suendrson Negrão, pelo número (96) 99142-2786.

De acordo com Suendrson, a dificuldade em manter o time ainda esbarra no preconceito, seja nas arquibancadas no momento dos jogos, ou no momento de fechar alguma oportunidade de patrocínio, por integrarem o segmento LGBT no Amapá. Mas o capitão reforça que esse cenário não as desanima, e com o incentivo da coordenação da equipe, as meninas seguem firmes e fortes, com bola no pé, driblando o preconceito.

Com a popularidade em alta e a boa atuação em campo, as Sereias da Areia vão mostrando seu futebol por onde passam, e prometem fazer bonito no tradicional evento "Bonecas e Dondocas", promovido pelos peladeiros do bairro do Trem, na praça Nossa Senhora da Conceição, para onde foram convidadas a fazer uma participação especial, no próximo dia 24 de fevereiro.

As Sereias da Areia convidam a todos que curtem um bom e animado futebol para o evento, que promete ser um sucesso, e de quebra trazer a vitória para o bairro Pantanal.