quinta-feira, 29 de março de 2012

Presidente participa de audiência pública na Câmara de Vereadores

O Presidente da Associação de Moradores do Bairro Pantanal, senhor Marco Antonio, participou na manhã desta quarta-feira, 28 de março, da audiência pública que discutiu os problemas habitacionais do bairro Jardim América, também conhecido como Marabaixo 4.
A audiência, de autoria do Vereador Marcelo Dias, contou com a presença do Deputado Federal Luiz Carlos e do Deputado Estadual Michel JK, ambos do PSDB.
A falta de respeito e compromisso com aquela comunidade, que lotou as galerias da Câmara de Vereadores, se caracterizou pela ausência das autoridades convidadas do poder público municipal e estadual, que poderiam das respostas aos problemas enfrentados pelos moradores daquela área.
O senhor Marco Antonio recebeu o convite do próprio vereador Marcelo Dias, que é autor do projeto de lei para criação do bairro Pantanal.

terça-feira, 27 de março de 2012

Vereador Marcelo Dias elabora Projeto de Lei para transformar o Pantanal em bairro


O vereador de Macapá, Marcelo Dias, colocou à disposição da Associação de Moradores sua Assessoria Jurídica para juntos elaborarem o Projeto de Lei que transformará o Pantanal em bairro.
O projeto vai beneficiar os mais de 2000 moradores que residem naquela área, além de resgatar a identidade de um loteamento que simplesmente foi integrado ao bairro Renascer pela Prefeitura de Macapá, sem ao menos seus moradores terem sido consultados.
Em represália, muitos moradores não pagam IPTU, emitido com o nome do bairro Renascer, alegando estar beneficiando o loteamento vizinho.
Ter o Pantanal reconhecido como bairro independente, pela sua história e pela sua identidade é uma luta da Associação de Moradores.
O projeto ainda está em fase de elaboração, e assim concluído, será votado na câmara para posterior  sanção do prefeito de Macapá.

Postinho de saúde corre risco de fechar as portas por falta de pagamento de aluguel


O único posto de saúde que funciona no bairro Pantanal corre o risco de fechar as portas ainda esta semana, por falta de pagamento do aluguel do imóvel que abriga aquela pequena unidade de saúde, de forma improvisada, visto que o imóvel é uma residência adaptada para atender a comunidade.
O aluguel vinha sendo pago por um Deputado Estadual do mesmo partido do Governor do Estado, mas acabou deixando de honrar com seu compromisso, atrasando o repasse do recurso para locação há dois meses, obrigando o proprietário e pedir a devolução do imóvel.
Agora a Associação de Moradores, em parceria com os profissionais de saúde que atuam na área, estão empenhados em solucionar o impasse.
Uma das alternativas encontradas foi solicitar da Prefeitura de Macapá a locação de um espaço que atenda as necessidades e que ofereça condições de atendimento à crescente demanda de pacientes.
A unidade também abriga o Programa Saúde da Família (PSF), e caso o impasse não seja resolvido, a comunidade terá que se deslocar para outras unidades de atendimento, o que se tornará um incômodo, principalmente para os idosos moradores do bairro Pantanal.
Esperamos que o Prefeito Roberto Góes atenda a solicitação da Associação para que a equipe de profissionais de saúde continue desenvolvendo suas atividades amparados por um equipamento de saúde localizado no próprio bairro Pantanal.

Caso sério que depende do interesse do poder público municipal.

CEA atende solicitação de manutenção da iluminação pública


A AMOBPAN protocolou no último dia 24 de fevereiro ofício ao senhor Ubiraci do Amaral, chefe da Divisão de Distribuição da CEA, solicitando a manutenção da iluminação pública, incluindo a substituição das pétalas e refletores da praça pública do bairro Pantanal.
Segundo o Supervisor daquela divisão, senhor Mário Orlando, os serviços solicitados já estão no cronograma de execução, aguardando apenas a disponibilidade das equipes para a realização dos reparos.
A manutenção da iluminação pública do bairro trará mais tranquilidade à população, visto que ruas e avenidas bem iluminadas inibem a ação dos marginais.
Estamos aguardando!

CAESA inicia programa de expansão da rede de distribuição


A Companhia de Água e Esgoto do Amapá – CAESA – iniciou a expansão da rede de distribuição de água tratada nos bairros Pantanal e Renascer.

O projeto foi planejado em 2007 e teve início em 2012.

A expansão da rede terá um efeito positivo na melhoria da qualidade de vida da população, visto que amenizará os problemas de saúde decorrentes do consumo de água de poços amazonas, evitando também a propagação dos alarmantes casos de hepatite que acomete a população, mesmo que muitos moradores ainda vejam o projeto com desconfiança, visto que será mais uma despesa para o orçamento doméstico, além de que as obras em andamento no Pantanal sob a responsabilidade do Estado estão paralisadas, a exemplo da escola estadual.
Torçamos para que a obra seja concluída e alcance seu objetivo de oferecer água de qualidade e com abundância à população.

Sub-Prefeitura inicia recuperação da Avenida intrafegável

A Sub-Prefeitura da Zona Norte de Macapá iniciou os trabalhos de recuperação em dois trechos da Avenida Cauby Sérgio Melo (Ramal do Pesque Pague), principal acesso à BR 156, que estava praticamente intrafegável, prejudicando inclusive o itinerário do transporte coletivo que atende o bairro Pantanal.
Zelador Hildo Fonseca acompanha os serviços de recuperação
Segundo o senhor Hildo Fonseca, Coordenador da Zeladoria Urbana da Zona Norte, os trabalhos executados no Pantanal se devem a uma parceria da Prefeitura de Macapá com a Associação de Moradores, que não tem medido esforços em formalizar solicitações de melhorias para a população.
Contudo, os trabalhos de recuperação da avenida foram paralisados em decorrência das fortes chuvas que caem em Macapá. Segundo o zelador, na estiagem os serviços serão retomados para solucionar o problema que há muito tempo tem tirado o sossego da comunidade.
O zelador Hildo Fonseca informou ainda que tão logo as máquinas estejam à disposição e o tempo colabore, as mesmas serão enviadas ao bairro para retirada dos principais focos de entulhos, sob a coordenação da Associação de Moradores, que ficou responsável em apontar os pontos mais críticos, garantindo assim a trafegabilidade das ruas e avenidas obstruídas.
Retirada de entulhos para vazão das águas pluviais

Governo do Estado paralisa obras da Escola Estadual do Bairro Pantanal

Obra inacabada em estado de abandono
Iniciada em 2010, a primeira Escola Estadual do bairro Pantanal teve sua obra paralisada, pegando a população de surpresa.

A obra foi um compromisso do Governador Waldez Góes com a comunidade, que se mobilizou para cobrar do Estado a construção daquele estabelecimento de ensino. Projetado para 12 salas, o equipamento é de extrema necessidade para a população do Pantanal e bairros adjacentes.

Segundo informou um mestre de obras da empresa responsável pela construção da escola, o Governo do Amapá há 6 meses não repassava recursos para pagamento de pessoal, o que obrigou a empresa paralisar os serviços no mês de Janeiro.

A Associação de Moradores protocolou ofício à Secretaria de Infra-Estrutura para obter informações sobre a atual situação da obra ainda no mês de fevereiro, mas não obteve resposta do Secretário Joel Banha.

Em 09 de março, a AMOBPAN, por meio do seu Presidente, oficializou novamente a solicitação, desta vez diretamente para o Governador Camilo Capiberibe, que pessoalmente recebeu o documento.

Estamos na expectativa de que o Governador Camilo se sensibilize com a importância dessa obra para nossa comunidade, e em curto prazo possa retomar os serviços e concluir a primeira Escola Protótipo do Bairro Pantanal.

Estamos aguardando!


AMOBPAN solicita asfaltamento das ruas e avenidas do bairro Pantanal


Considerando o péssimo estado da camada asfáltica das poucas ruas e avenidas do Pantanal, a AMOBPAN solicitou da Prefeitura de Macapá a recuperação das ruas e avenidas com a operação denominada “tapa buraco”, bem como a inclusão do bairro no cronograma de asfaltamento da Prefeitura para o ano 2012.

Desde o dia 06 de janeiro aguardamos retorno da solicitação.