quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Matrículas iniciaram no dia 20 de janeiro

Procura por vagas ainda é pequena

AMOBPAN convida imprensa para divulgar as matrículas
Desde o dia 20 de janeiro (segunda-feira) que as matrículas para a nova escola do bairro Pantanal estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado da Educação. As vagas ofertadas são para a quinta série do ensino fundamental (6º ano), e primeiro ano do ensino médio.

Em três dias de matrícula, apenas 3 turmas de 5ª série e uma turma de 1º ano estavam completas, restando ainda muitas vagas disponíveis.

A grande procura por vagas para as demais séries do ensino fundamental e médio levou o Gestor Pró-Tempore da Escola, Professor Antonio Carlos Favacho a criar uma relação com as demandas surgidas, a fim de estudar a abertura de novas vagas, o que atenderia a demanda da comunidade, que reclamou das vagas ofertadas apenas para as duas séries.

A Associação de Moradores informa que ainda há vagas para a 5ª série do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, e convida a todos os estudantes ou seus responsáveis legais para procurarem a escola, no horário das 8:00 às 17:00 horas, para inclusão dos nomes na relação, a fim de que conheça as demandas da comunidade e oportunize os alunos das demais séries que têm interesse em estudar na nossa escola.

As matrículas encerram no próximo dia 27 de janeiro, com possibilidade de prorrogação do prazo, caso se estenda a oferta de vagas para as outras séries em que houver maior procura.
  

Associação de Moradores pede apoio da SEMUR para execução de projeto ambiental

Ressaca do Pantanal - Macapá
Objetivando recuperar gradativamente a área de ressaca do bairro Pantanal, por meio de limpeza do entorno e interna do lago, possibilitando sua recuperação natural, a Associação de Moradores apresentou projeto de caráter ambiental junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA, que foi aprovado com algumas ressalvas.

Dentre as recomendações, tanto do Conselho Estadual do Meio Ambiente – COEMA quanto da Procuradoria Geral do Estado – PGE, destacou-se a necessidade de manifestação da Prefeitura Municipal de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística, no tocante à autorização para a execução do projeto, além da elaboração de um Termo de Parceria indicando a participação do órgão municipal na ação, que consiste no auxílio à limpeza e retirada dos resíduos sólidos, bem como sua destinação.

A área que se pretende atingir com as ações de limpeza dispõe de 1.800 m2, às margens da ressaca da Rua Benedito Rodrigues Ferreira, compreendida entre as avenidas Cauby Sérgio Melo e Neci Costa da Silva, bairro Pantanal. 

Para que o projeto saia do papel, solicitamos ao Secretário José Mont'Alverne, da SEMUR, no último dia 21, autorização para a realização do projeto, além da elaboração do Termo de Adesão de Parceria, fundamental para aprovação definitiva dos pereceres dos órgãos responsáveis pela liberação dos recursos.

SEMUR inicia limpeza da Praça do bairro Pantanal



Atendendo à solicitação da Associação de Moradores, a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística - SEMUR, realizou nesse sábado, 18, mais um serviço de limpeza da pracinha do bairro Pantanal, que atualmente encontra-se em estado de abandono.

A ação seria um mutirão comunitário realizado pelos desportistas que utilizam o logradouro, com o apoio da Associação de Moradores e da Prefeitura Municipal de Macapá. Contudo, os trabalhos foram efetivados somente pela equipe da SEMUR, visto que a maioria dos membros da comunidade trabalharam no sábado pela manhã.

A Associação de Moradores do bairro Pantanal agradece à Prefeitura de Macapá, especialmente ao Secretário Municipal de Manutenção Urbanística, José Mont'Alverne, que sempre tem atendido às nossas solicitações, ao mesmo tempo em que convidamos toda comunidade a conservar a limpeza do local. 

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

IMAP notifica família que invadiu área insalubre no bairro Pantanal

Diretor Técnico do IMAP com ocupante da área
Moradores foram surpreendidos, na última quinta-feira, 09, com a invasão de uma área considerada insalubre para moradia, no cruzamento da Rua Eucy Rodrigues Farias com a Avenida Nicolau Libório. Revoltados com a ocupação, alguns moradores demarcaram outra área às margens da referida avenida, que logo foi contida pela Polícia Militar, visto que a área é de uso comum e será destinada para fins de lazer ou outros fins convenientes para a comunidade.

Área insalubre para moradia


A Associação de Moradores interviu acionando o IMAP, responsável pelo ordenamento territorial do bairro Pantanal, que notificou os ocupantes nessa segunda-feira, 13 de janeiro, dando um prazo de 24 horas para a desocupação da área.


Apesar de conhecer a grande demanda de famílias que necessitam de um lote, a Associação de Moradores não apoia ocupações irregulares, por ocasionarem muitos prejuízos para a comunidade, a exemplo do surgimento de fossas que contaminam poços amazonas, além de provocar a sobrecarga no sistema de fornecimento de energia elétrica, projetado para atender determinado número de unidades de consumo, ocasionando constantes quedas de energia e a consequente queima de eletrodomésticos.

Dessa forma, a Associação de Moradores está atenta a essas ações que ocorrem com maior frequência em períodos eleitorais, e se organizará para evitar futuras ocupações desordenadas, com o apoio de toda comunidade.   

Gestor Pró-tempore desmente boato de que escola do Pantanal já estivesse com suas vagas preenchidas

O Gestor Pró-tempore da escola estadual do bairro Pantanal, Professor Antônio Carlos de Morais Favacho negou, nessa segunda feira, 14, os boatos que circularam na comunidade de que as vagas da nova escola já estariam preenchidas por alunos transferidos da Escola Estadual Ruth Bezerra, por razões de reforma daquele estabelecimento de ensino.

O professor acrescentou que as matrículas obedecerão ao calendário estadual previsto para os dias 20 e 21 para o ensino médio, e 27 e 28 de janeiro para o ensino fundamental.

De acordo com o planejamento da Secretaria de Educação, o ensino fundamental e médio serão implantados gradativamente, como forma de organizar a estrutura escolar, ofertando primeiramente 10 turmas de 5ª série e 10 turmas do 1º ano do ensino médio, nos turnos da manhã e tarde, além de turmas dos cursos do PRONATEC, que serão ofertados para o período noturno, atendendo em torno de 1.100 alunos dos bairros Pacoval, Renascer I e II, São Lázaro, Cidade Nova e do próprio Pantanal, apontados como as maiores demandas do entorno.

Como proposta para a denominação do equipamento público em educação, a SEED sugeriu o nome da Professora Risalva Freitas do Amaral, pela sua dedicação à educação no Amapá. A comunidade, por meio de Assembleia Geral, também sugeriu a proposta do nome da senhora Garcíria Cordeiro Pires para avaliação do Governador, que ficará com a decisão.

A escola contará com 12 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, refeitório, quadra poliesportiva, com sala, vestiários e banheiros, além de elevador para acesso de pessoas com deficiência ao 2º piso, e aproximadamente 122 profissionais, incluindo professores, serviço técnico e administrativo.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Associação de Moradores recebe lote do IMAP para construção da sua sede social

Parte frontal do lote
Com pouco mais de dois anos a frente da Associação de Moradores do Bairro Pantanal, após 16 anos de fundação da entidade, que vinha sendo administrada por diretorias que pouco se preocuparam com o bem estar da comunidade local, o atual Presidente Marco Antonio recebeu nesta sexta-feira, 03 de janeiro, a AUTORIZAÇÃO DE OCUPAÇÃO do lote nº 6, quadra 23, para a construção da sede social da entidade. O documento foi entregue pelo Diretor Técnico do Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Estado do Amapá - IMAP, Marcelo da Silva Oliveira.

Vista de fundo para frente do lote
A empresa Engenharia Santa Rita, responsável pelas obras da escola estadual, localizada na mesma quadra do lote cedido pelo IMAP, se comprometeu em deixar as instalações do almoxarifado da obra para servir de sede provisória da associação.

O espaço em área institucional totaliza aproximadamente 900 metros quadrados, medindo 15 metros de frente por 60 de fundo, significando um avanço administrativo da associação, que terá agora espaço próprio para os encontros com a comunidade e realização de projetos sociais.

AMOBPAN protocola ofício solicitando a denominação da Escola Estadual do Bairro Pantanal

Escola em fase de acabamento
O Presidente e o Vice-Presidente da AMOBPAN, Marco Antonio e Antonio do Socorro (Ângelo) protocolaram, na manhã do dia 03 de janeiro, os primeiros ofícios de 2014 no Palácio do Setentrião e Secretaria de Estado da Educação - SEED, solicitando a denominação da Escola Estadual do Bairro Pantanal, que será inaugurada em breve.

Muito embora dispondo de áreas institucionais para construção de equipamentos públicos, o bairro Pantanal não foi contemplado com a construção de nenhuma escola, unidade de saúde ou creche, que constituem as principais demandas da população.

Diante dessa deficiência, e motivados ainda pela morte de uma criança atropelada por um ônibus quando voltava da escola, na Rodovia do Pacoval, lideranças locais se mobilizaram e encaminharam, em 2008, solicitação ao Governo do Estado para construção de uma escola no bairro. Iniciadas em 2010, as obras da exuberante escola foram concluídas em 2013, significando mais que uma dependência física, mas também uma conquista da nossa comunidade.

Por acreditarmos que a implantação do referido estabelecimento de ensino é fruto das constantes incursões junto ao Poder Público estadual, e sustentados nesses esforços o direito de sugerir a denominação do educandário, a Associação de Moradores do Bairro Pantanal realizou Assembleia Geral que discutir a referida pauta, que deliberou por “ESCOLA ESTADUAL GARCÍRIA CORDEIRO PIRES”, que homenageia a matriarca de uma das mais antigas e numerosas famílias que constituem nossa comunidade.

A AMOBPAN também encaminhou solicitação à Assembleia Legislativa do Amapá, que foi transformada em Projeto de Lei Ordinária, tramitando naquela Casa de Leis sob o número 047/13, de autoria do deputado Estadual Michel JK.