sexta-feira, 20 de junho de 2014

Sem ter para onde ir, equipe do PSF muda equipamentos para as casas de Agentes de Saúde


Veículo do próprio médico na mudança do PSF
Casa de uma das ACS para depósito de equipamentos
Caixa de seringas virou ninho de formigas
Sub-Prefeito com Enfermeira do PSF
A equipe do Programa Saúde da Família - PSF, iniciou hoje pela manhã, 20 de junho, a mudança dos equipamentos que estavam depositados na cabine de transmissão de jogos da arena esportiva do bairro Pantanal, interditada desde maio, por determinação do então Secretário Municipal de Saúde, Dorinaldo Malafaia, por não oferecer nenhuma condição estrutural de atendimento à comunidade. Com a decisão do secretário, a situação se agravou, visto que desde então a população ficou sem nenhum local fixo para atendimento médico.

Sem espaço na Unidade Básica de Saúde Álvaro Correa, a equipe se encarregou de distribuir os equipamentos nas casas dos agentes comunitários de saúde que residem no bairro, até que um espaço adequado para atendimento à população seja providenciado pela Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA. "Alguns materiais de uso contínuo, como seringas, estão se deteriorando pela falta de acondicionamento adequado", lamenta uma das agentes de saúde.

Lamentavelmente, o transporte dos equipamentos, como cadeiras, mesas, bancos, biombos e macas foram transportados no veículo do próprio médico, que também serviu de motorista. Dr. Ailton, como os demais integrantes do programa, é um profissional guerreiro, que pelo status da profissão que ocupa, não deveria se submeter à uma situação tão constrangedora para a gestão municipal de saúde.

O Sub-Prefeito da Zona Norte, Antonio Neylo, acompanhado do Presidente da Associação de Moradores, que na oportunidade faziam o levantamento das ruas comprometidas pelo acúmulo de mato, lama e buraqueira, presenciou os fatos e se comprometeu em fazer a interlocução com o atual Secretário Municipal de Saúde, que já tem conhecimento do problema, a fim de mais uma vez buscar uma solução para o caso.

Enquanto as providências não chegam, os equipamentos permanecerão guardados nas casas dos agentes de saúde, e a equipe continuará atendendo em domicílio os casos de saúde que não permitem o deslocamento do paciente, e elegendo um local, de forma itinerante, para realização de consultas à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Participe!