quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Deputado Michel JK é o parlamentar que mais protocola proposições para o bairro Pantanal

A Associação de Moradores do Bairro Pantanal fez uma pesquisa com fins de identificar os parlamentares estaduais que se preocuparam em solicitar melhorias para o bairro Pantanal durante os anos 2012 e 2013, por meio de proposições apresentadas na Assembleia Legislativa.


Vereador Marcelo Dias e Deputado Estadual Michel JK

Das 34 proposições destinadas ao bairro Pantanal no biênio, o levantamento apontou o Deputado Estadual Michel JK como o parlamentar que mais apresentou requerimentos e indicações, alcançando 39% do total das proposições.

No âmbito municipal, o Vereador Marcelo Dias tem dado resposta dos apelos da Associação de Moradores, na busca por melhorias para nossa comunidade.

Conheça as proposições do Deputado:

Ano: 2012
Requerimento 1327/12-AL - Requer ao Secretário da SEINF, a retomada das obras da Escola Estadual do Bairro Pantanal.

Requerimento 1328/12-AL - Requer ao Secretário da SEINF, a revitalização da Praça do Bairro Pantanal.

Requerimento 0873/12-AL - Requer ao Diretor Presidente da CEA, a recuperação das luminárias e reposição de postes da praça do Bairro Pantanal.

Ano: 2013
Indicação 0993/13-AL - Indica ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional, a regulamentação da Lei Municipal nº 2.022/12, que criao Bairro Pantanal.

Indicação 0994/13-AL - Indica ao Secretário Municipal de Obras, serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação em toda extensão da Rua Benedito Rodrigues Ferreira, no Bairro Pantanal.

Requerimento 0728/13-AL - Requer ao Governador do Estado através do 2º Batalhão de Polícia Militar, a implantação de uma UPC-Unidade de Policiamento Comunitário para os Bairros Pantanal, Renascer I e II, Vitória do Renascer.

Projeto de Lei Ordinária 0047/13-AL - Denomina Escola Estadual Garcíria Cordeiro Pires o Estabelecimento de Ensino Estadual Localizado no bairro Pantanal.

Requerimento 0337/13-AL - Requer ao Presidente da CEA, a substituição das luminárias das Ruas e Avenidas do Bairro Pantanal.

Requerimento 0338/13-AL - Requer ao Secretário da SEJUSP, a intensificação de rondas policiais nos Bairros Renascer e Pantanal.

Requerimento 0339/13-AL - Requer Secretário Estadual de Infraestrutura, a construção de uma Quadra Poliesportiva, na Praça do Bairro Pantanal.

Requerimento 0340/13-AL - Requer ao Governador do Estado, celeridade na liberação de recursos do BNDES, para a retomada das obras da Escola Estadual do Bairro Pantanal.


Requerimento 0343/13-AL - Requer ao Secretário Estadual de Infraestrutura, reforma da Arena Esportiva do Bairro Pantanal, incluindo a revitalização do Playground e da praça de alimentação.

Dirigentes de associações de moradores são recebidos pelo Secretário Bruno Mineiro

A tarde de terça-feira, 29, foi marcada pelo encontro entre os representantes dos bairros Pantanal, Renascer, Palmares, Novo Horizonte, Ipê, Amazonas, Buritis, São Lázaro, Açaí e Palmeiras e o Secretário de Estado dos Transportes, o Deputado Estadual licenciado Bruno Mineiro, que recebeu os Presidentes no seu gabinete para ouvir os principais problemas relacionados à trafegabilidade das vias públicas na zona norte de Macapá.

Secretário da SETRAP - Bruno Mineiro
O Presidente da Associação de Moradores do Bairro Pantanal destacou a necessidade do asfaltamento das ruas que circundam a escola estadual do bairro, com inauguração prevista para novembro, além de reforçar a solicitação protocolada naquela Secretaria de Transportes quanto à revitalização da Rodovia do Pacoval, obra que beneficiaria toda região norte, visto que a rodovia é rota alternativa para o fluxo de veículos que circulam entre as duas regiões da capital.

Secretário reunido com lideranças
Bruno Mineiro esclareceu que a secretaria tem priorizado as vias de maior circulação na capital, mas tem a intensão de estender os serviços de asfaltamento em bairros cujas vias nunca receberam o benefício, contudo esbarra em diversos fatores que dificultam o avanço das frentes de trabalho, entre estes a escassez de recursos. Segundo o secretário, serviços como o melhoramento das vias no entorno das obras da escola estadual do bairro Pantanal, por exemplo, precisam ser priorizados, visto que o equipamento público receberá um grande fluxo de estudantes.


Lideranças da Zona Norte
Cobrado em responder aos ofícios protocolados pelos dirigentes das entidades junto à SETRAP, O secretário se comprometeu em reunir com os técnicos de diversos setores daquele órgão, e até de outras Secretarias, para estudar as demandas apresentadas, e posteriormente indicar os serviços que poderão ser priorizados.  

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

FUNDAV inicia obras da Rádio FM no Pantanal

A Fundação Cultural e Assistencial Água Viva – FUNDAV, presidida pelo pastor Valdenor Guedes, já iniciou as obras da Rádio Forte FM no bairro Pantanal. Os muros já estão sendo erguidos, com a contratação de mão-de-obra local, num espaço de 2.500 metros quadrados em área institucional, localizada na Avenida Marlon da Silva Pereira, cedida pelo Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá – IMAP. A rádio opera na frequência 99,9 e está atualmente localizada no bairro Zerão.

Valdenor Guedes - Presidente da FUNDAV
De acordo com o Presidente da entidade, além da implantação do veículo de comunicação, a fundação pretende realizar outros projetos sociais, a exemplo de cursos de capacitação dirigidos à comunidade, que também poderá sugerir as modalidades, dependendo da carência local, com destaque para mulheres e juventude.


Identificação da obra
Valdenor Guedes se mostrou otimista com o empreendimento e já aguarda a chegada da antena, que integra os equipamentos do parque transmissor da emissora, destacando ainda o interesse da entidade em estabelecer parceria com instituições públicas e com a própria associação de moradores, buscando concretizar os projetos que serão planejados, beneficiando não somente o bairro Pantanal, mas também a região adjacente.

Área de 2.500 metros quadrados
Nossa opinião

Criado oficialmente há 16 anos, o bairro Pantanal ainda é muito carente de infraestrutura social. O único equipamento público existente é a Escola Estadual, que será inaugurada em breve, além de uma arena esportiva que, por sua deficiente estrutura, limita as opções de lazer e práticas desportivas da comunidade.

Por anos convivemos com uma área institucional ociosa. Em 2010 iniciaram as obras da nossa escola estadual, resultado do diálogo entre o Governador da época e as lideranças locais, que hoje dirigem a associação de moradores. Atualmente, vislumbramos o desenvolvimento do bairro Pantanal por meio do surgimento de empreendimentos empresariais, públicos e sociais, a exemplo da Rádio Forte, da conquista do espaço para a construção da sede social da nossa Associação de Moradores, além da destinação da área para a implantação de equipamentos públicos de importância fundamental para o nosso povo, como a Unidade Básica de Saúde, eleita como prioridade e tão sonhada pela comunidade.

Apoiamos qualquer empreendimento que contribua com o desenvolvimento social e intelectual da nossa gente, nos restando desejar boas vindas à Fundação Água Viva, e que se faça valer as palavras do seu Presidente, Valdenor Guedes, quando diz que a Rádio Forte FM trará muitos benefícios para nossa comunidade.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ata da última Assembleia Geral realizada no dia 20.10 - Pantanal

ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, COM O OBJETIVO DE INFORMAR A COMUNIDADE SOBRE AS AÇÕES DA ENTIDADE NO 2º SEMESTRE DE 2013, ALÉM DAS OBRAS DA ESCOLA E PROJETO DE LEI QUE DENOMINA O REFERIDO EQUIPAMENTO PÚBLICO.
Aos vinte dias do mês de outubro de dois mil e treze, reuniram-se os moradores do bairro Pantanal, na residência do senhor França, situada na Rua João Almeida do Nascimento, a fim de discutirem os seguintes pontos de pauta: 1. Ações da associação no segundo semestre  de dois mil e treze; 2. Informações sobre o andamento das obras da escola estadual; 3. Projeto de Lei que denomina a Escola Estadual do bairro Pantanal. O Presidente da associação, senhor Marco Antonio Marques, iniciou a reunião às dezenove horas, agradecendo a presença dos moradores, inclusive das crianças que estavam presentes para homenagem alusiva ao Dia das Crianças. O senhor Presidente fez menção honrosa em homenagem à “Tia Jura”, falecida nesse mês de outubro, pedindo um minuto de silêncio em memória da moradora. O senhor Marco Antonio deu andamento ao cumprimento da pauta, quando fez uma explanação das ações da associação de moradores no segundo semestre de dois mil e treze, com a leitura de todos os ofícios expedidos e visitas realizadas junto ao Poder Público estadual e municipal. Dentre as ações destacaram-se as investidas da entidade para garantir a construção dos equipamentos públicos necessários na comunidade, a exemplo da creche municipal e da unidade básica de saúde. O senhor Presidente informou que visitou a Secretaria Municipal de Educação, onde recebeu a informação da existência de legislação que exige dimensão mínima para construção de creches, o que ocuparia todo espaço na área institucional disponível para a construção dos dois equipamentos mencionados, e certamente com a unidade básica de saúde existiria exigência semelhante, o que obrigou a assembleia geral eleger a prioridade para a área, que indicou a unidade básica de saúde como necessidade prioritária para a área. Na oportunidade o senhor Marco Antonio apresentou o professor Jorge, morador do bairro, que tem o interesse em desenvolver um projeto social com crianças e adolescentes na arena esportiva do Pantanal, que consiste na prática de atividades ligadas à arte. O senhor Jorge, além de falar brevemente sobre o projeto, sugeriu que a associação solicitasse a implantação de abrigos nos pontos de parada de ônibus, visto a inexistência dessas estruturas no bairro, ideia que foi complementada pelo senhor Orivaldo, que sugeriu a extensão das linhas, para que essas possibilitassem o deslocamento dos moradores para pontos mais distantes da região norte da capital, inclusive até o balneário do Curiaú. Passou-se para o próximo ponto de pauta que tratou de prestar informações acerca do andamento das obras da escola estadual. O Presidente informou que a previsão de inauguração da obra é para o dia treze de novembro, com início do ano letivo em dois mil e quatorze, segundo informações da Seinf e Seed. A escola atenderá aproximadamente mil e duzentos alunos para o ensino fundamental e médio, devendo funcionar nos três turnos. O Presidente reforçou que não tem nenhuma responsabilidade sobre a indicação de vagas para o caixa escolar, mas que fará o possível para garantir as vagas para os moradores do bairro, através de diálogo com a Seed, priorizando a mão-de-obra local. Em seguida, o senhor Presidente passou para o terceiro e último ponto de pauta que tratou da denominação da Escola Estadual do Bairro Pantanal. Marco Antônio fez um breve relato sobre a indicação da senhora Garcíria Cordeiro Pires, que se transformou num Projeto de Lei, de autoria do Deputado Estadual Michel JK, tramitando na Assembleia Legislativa. A indicação foi homologada em Assembleia Geral de Moradores ocorrida no mês de maio de dois mil e treze. Contudo, por haver questionamentos na comunidade, resolveu retomar as discussões acerca do assunto junto à Assembleia Geral. Duas propostas foram lançadas na reunião: a primeira, sugerida pelo senhor Bruno Picanço, propunha a criação de uma comissão formada por moradores e membros da associação, com o objetivo de fazer uma eleição visitando os domicílios do bairro Pantanal, e posteriormente divulgar para conhecimento da população. A segunda proposta, sugerida pelo senhor Orivaldo, manteria a decisão anterior, dando continuidade ao Projeto de Lei que já tramita na Assembleia Legislativa. As propostas foram colocadas em votação, sendo acatada pela maioria dos presentes na Assembleia Geral a proposta do senhor Orivaldo. O outro nome indicado para denominar a escola estadual foi do professor Jorge Junior, que foi morador do bairro Pantanal e contribuiu para a qualidade da educação no Amapá com o seu empenho como educador. O senhor Bruno Picanço mencionou o nome de sua tia, que em vida desenvolveu suas funções de Enfermeira e que poderia ser homenageada como moradora do bairro Pantanal, com a UBS recebendo seu nome. O senhor Presidente solicitou o registro da intensão, declarando que ao se concretizar a construção da Unidade Básica de Saúde do Pantanal, certamente o nome da enfermeira, tia do senhor Bruno, estará na relação dos prováveis homenageados, que será apreciada pela Assembleia Geral. O senhor França pediu a palavra para pronunciamento, momento em que pediu apoio de todos para as ações da associação. Não havendo mais nada a tratar, o senhor Marco Antonio encerrou a reunião agradecendo a presença de todos e ao senhor França pela cessão do espaço para a realização da reunião. Ao final do evento, houve a distribuição de brinquedos para as crianças presentes, e eu, Kleber Marques dos Santos, Secretário da entidade, lavrei a presente ata, que foi assinada pelo Presidente, Vice-Presidente, por mim e pelos demais moradores, em livro próprio, presentes na reunião. Macapá, vinte de outubro de dois mil e treze.

Representantes de associações de moradores da zona norte de Macapá participam de encontro no 2º BPM

Atendendo ao convite do 2º Batalhão de Polícia Militar, representantes das associações de moradores dos bairros da zona norte da cidade se reuniram nessa quinta-feira, 24.10, com o comandante daquela corporação, Ten. Cel. Joércio, com o objetivo de nivelar informações acerca das estatísticas de ocorrências na região. O 2º BPM é responsável pelo policiamento dos 28 bairros localizados da zona norte de Macapá.


Comandante Joércio atento aos Presidentes


De acordo com o Comandante, o batalhão planeja implantar cinco UPC's (Unidades de Policiamento Comunitário) na região, mas atualmente dispõe de apenas duas em funcionamento, nos bairros Novo Horizonte e Brasil Novo, característicos pelo maior quantitativo populacional e consequentemente pelo maior índice de ocorrências.


Ângelo, Vice-Presidente do Pantanal



Estudos indicam um efetivo ideal de 600 policiais para atender aproximadamente 180 mil habitantes, mas o batalhão dispõe de apenas 125 homens e um reduzido número de viaturas para a cobertura de toda área, demonstrando uma defasagem no efetivo que compromete a eficiência da corporação. Mesmo diante das dificuldades, o 2º BPM apresentou uma queda nos registros de ocorrências policiais, visto as estratégias de ação, com base no levantamento de dados estatísticos e inteligência. Mas esses índices podem não ser absolutamente reais, uma vez que muitas vítimas não se preocupam em registrar ocorrências dos crimes que sofreram.

O Presidente da Associação de Moradores do Pantanal, Marco Antônio, reforçou a necessidade da união das lideranças da zona norte, a fim de cobrar do Governo do Estado investimentos na segurança pública, evitando também a evasão de homens na corporação, que são cedidos para outros órgãos estaduais.

Demonstrando o interesse de trabalhar em parceria com a sociedade civil organizada, o comandante adotará um sistema de agendamento com cada liderança, para discutir os problemas relacionados à segurança pública na nossa região.


domingo, 20 de outubro de 2013

AMOBPAN realiza Assembleia Geral no bairro Pantanal

Edital de Convocação fixado nos principais pontos comerciais do bairro desde o dia 14.10, reforçado ainda por sonorização volante para cientificar a comunidade. Foi assim que aconteceu a divulgação da segunda Assembleia Geral de moradores do bairro Pantanal que ocorreu nesse domingo, na residência do senhor França.

Assuntos relacionados às ações da associação no segundo semestre de 2013, além de informações acerca do andamento das obras da escola estadual foram pautas no encontro.

Outro importante ponto de pauta foi a discussão do Projeto de Lei Ordinária, de autoria do Deputado Estadual Michel JK, que denomina como "Escola Estadual Garcíria Cordeiro Pires" o novo equipamento público que está sendo construído no bairro. O tema já tinha sido homologado em assembleia geral anterior, mas alguns questionamentos levantados na comunidade motivaram o retorno da discussão. Contudo, a Assembleia Geral decidiu manter as deliberações.

Vale lembrar que o projeto é uma proposição do Deputado, que poderá ser sancionada ou não pelo Governador, mas que por ser uma proposta apresentada ao parlamentar por meio da Associação de Moradores, tem um peso significativo na decisão do gestor estadual.

Houve também a distribuição de brinquedos para a criançada, que fez uma festa à parte na reunião.

Agradecemos a todos que estiveram presentes na reunião, em especial ao senhor França e à senhora Socorro, que cederam sua residência para a realização da assembleia Geral.

Em breve publicaremos o teor da ata da reunião, na íntegra, para acesso de todos!

EDITAL DE CONVOCAÇÃO 002/13


ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO PANTANAL


EDITAL   DE   CONVOCAÇÃO

Nº 002/2013 – AMOBPAN



O Presidente da Associação de Moradores do Bairro Pantanal - AMOBPAN, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto Social da entidade, RESOLVE:

I. CONVOCAR todos os moradores do bairro Pantanal para participarem da Assembleia Geral Extraordinária.

DATA: 20 de outubro de 2013 (domingo).
HORÁRIO: 18:30h – 1ª chamada
                     19:00h – 2ª e última chamada.

LOCAL: Residência do senhor França

ENDEREÇO: Rua João Almeida do Nascimento (rua principal), entre as avenidas Pedro Cardoso Quaresma e Antônio Serafim dos Santos.

Pauta:

01. Ações da associação no 2º semestre de 2013;
02. Informações sobre o andamento das obras da Escola Estadual;
03. Projeto de Lei que denomina a Escola Estadual do bairro Pantanal.



Macapá, 14 de outubro de 2013.





Marco Antonio Marques dos Santos
PRESIDENTE



Infraestrutura é prioridade para o bairro Pantanal

Apesar da pouca participação, nossa enquete aqui no site apontou que a prioridade para ações efetivas do Poder Público, seja este municipal ou estadual, é a infraestrutura.

A falta de drenagem adequada, terraplenagem, asfaltamento e meio fio, além da implantação dos serviços de distribuição de água tratada são os problemas que mais afligem a população do bairro Pantanal, que sofre com a poeira no verão e a lama no inverno, tendo ainda que conviver com os constantes problemas de saúde decorrentes da qualidade da água consumida pela comunidade.

A Associação de moradores não tem medido esforços para cobrar melhorias para nossa população, afinal nosso compromisso é com você, morador.  

sábado, 5 de outubro de 2013