quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Representantes de associações de moradores da zona norte de Macapá participam de encontro no 2º BPM

Atendendo ao convite do 2º Batalhão de Polícia Militar, representantes das associações de moradores dos bairros da zona norte da cidade se reuniram nessa quinta-feira, 24.10, com o comandante daquela corporação, Ten. Cel. Joércio, com o objetivo de nivelar informações acerca das estatísticas de ocorrências na região. O 2º BPM é responsável pelo policiamento dos 28 bairros localizados da zona norte de Macapá.


Comandante Joércio atento aos Presidentes


De acordo com o Comandante, o batalhão planeja implantar cinco UPC's (Unidades de Policiamento Comunitário) na região, mas atualmente dispõe de apenas duas em funcionamento, nos bairros Novo Horizonte e Brasil Novo, característicos pelo maior quantitativo populacional e consequentemente pelo maior índice de ocorrências.


Ângelo, Vice-Presidente do Pantanal



Estudos indicam um efetivo ideal de 600 policiais para atender aproximadamente 180 mil habitantes, mas o batalhão dispõe de apenas 125 homens e um reduzido número de viaturas para a cobertura de toda área, demonstrando uma defasagem no efetivo que compromete a eficiência da corporação. Mesmo diante das dificuldades, o 2º BPM apresentou uma queda nos registros de ocorrências policiais, visto as estratégias de ação, com base no levantamento de dados estatísticos e inteligência. Mas esses índices podem não ser absolutamente reais, uma vez que muitas vítimas não se preocupam em registrar ocorrências dos crimes que sofreram.

O Presidente da Associação de Moradores do Pantanal, Marco Antônio, reforçou a necessidade da união das lideranças da zona norte, a fim de cobrar do Governo do Estado investimentos na segurança pública, evitando também a evasão de homens na corporação, que são cedidos para outros órgãos estaduais.

Demonstrando o interesse de trabalhar em parceria com a sociedade civil organizada, o comandante adotará um sistema de agendamento com cada liderança, para discutir os problemas relacionados à segurança pública na nossa região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Participe!